ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Monumento japonês ganha nova vida após 45 anos na Praça do Rádio

Obra que sofria com sinais de vandalismo e deterioração foi restaurada pela primeira vez em 45 anos

Por Clayton Neves | 25/04/2025 19:20
Monumento japonês ganha nova vida após 45 anos na Praça do Rádio
Antes e depois do Monumento Goju-no-tô. (Foto: Marcos Rezende)

Depois de um mês de trabalho intenso, o monumento em homenagem à imigração japonesa em Mato Grosso do Sul voltou à vida na Praça do Rádio Clube, no Centro de Campo Grande. Depois de 45 anos, a obra que há tempos sofria com sinais de vandalismo e deterioração foi restaurada pela primeira vez.

Quem assina a restauração é Marcos Rezende, o mesmo artista responsável pelos painéis de Manoel de Barros e Helena Meirelles, pintados no alto de prédios na Rua  de Julho.

“Eu fui contactado pela Associação Nipo-Brasileira, e eles falaram que precisavam trazer o monumento de volta ao que ele era em 1979. Fiquei 10 dias mergulhado na história e um mês com a mão na massa ali na praça. Foi uma honra enorme”, conta o artista.

A restauração foi financiada por patrocínio privado, com apoio da Associação Nipo-Brasileira. Para além do trabalho físico, Marcos diz que a missão foi um resgate histórico. “Além de restaurar o monumento, a gente restaura a memória, a história, essa epopéia da imigração japonesa. Agora a gente revive tudo isso”, pontua.

Monumento japonês ganha nova vida após 45 anos na Praça do Rádio
Obra foi instalada em 26 de agosto de 1979 e construída pelo artista e carpinteiro Shoji Oikawa. (Foto: Juliano Almeida)

Instalado em 26 de agosto de 1979, o monumento ‘Goju-no-tô’, de cinco andares, foi construído pelo artista e carpinteiro Shoji Oikawa, imigrante japonês nascido em Iwate Ken, que chegou ao Brasil em 1933 e morreu em Campo Grande em 1995.

O Goju-no-tô é uma representação arquitetônica dos templos orientais e da cosmologia budista. Cada nível simboliza um dos cinco elementos fundamentais da existência: terra, água, fogo, ar e espírito.

Mas nos últimos anos, a estrutura andava esquecida, desbotada, alvo de queixas de moradores. Agora, além de reparos na estrutura e nova pintura, a obra também terá de volta a iluminação interna que há anos não funcionava. Um temporizador acenderá as luzes às 18h e apagará ao amanhecer.

“Enquanto eu trabalhava ali, ouvi dezenas de histórias. Gente que tinha foto quando criança e agora queria refazer… Foi muito bacana ver as reações. A cidade está cinza demais. A gente precisa colocar um pouco de cor, de arte, de alegria. E esse vermelho ali, vivo, vibrante, dá um suspiro no centro da cidade”, finaliza Marcos.

Monumento japonês ganha nova vida após 45 anos na Praça do Rádio
Monumento sofria com sinais de vandalismo e deterioração. (Foto: Marcos Rezende)

A reforma do monumento na Praça do Rádio veio em momento oportuno. Em junho, a princesa Kako de Akishino, do Japão, virá a Campo Grande  durante viagem ao Brasil para celebrar os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias