ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Mesmo com aulas, movimento de estudantes na UFMS é menor nesta quinta-feira

Calendário de atividades permanece normal hoje nas Instituições de Ensino Superior de Campo Grande e região

Natália Olliver e Idaicy Solano | 20/04/2023 12:10
Na UFMS, reitor recomendou não aplicar provas nesta quinta-feira, mas aulas foram mantidas (Foto: Idaicy Solano)
Na UFMS, reitor recomendou não aplicar provas nesta quinta-feira, mas aulas foram mantidas (Foto: Idaicy Solano)

Mesmo com o calendário acadêmico habitual nesta quinta-feira (20), foi possível notar corredores menos movimentados na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A reportagem percorreu as dependências da instituição e percebeu um "vazio" incomum para o horário, próximo à hora do almoço.

Cecília Calmon, 24 anos, e Letícia Soares, de 23 anos, estavam no ponto de ônibus localizado em uma das saídas da faculdade. Elas cursam Medicina e tiveram aulas no ambulatório.

Estudantes Cecília e Letícia no ponto de ônibus da UFMS (Foto: Idaicy Solano)
Estudantes Cecília e Letícia no ponto de ônibus da UFMS (Foto: Idaicy Solano)

"Só vim pela aula no ambulatório, se fosse em qualquer outra eu não viria. Não pago para ver, acredito sim que as pessoas têm capacidade”, disse Cecília sobre as ameaças de massacres na educação. “Querendo ou não a gente fica com medo”, completou a amiga.

No corredor central, Andressa Samara, de 43 anos, e Eduardo Nascimento, de 28, contam que estavam na biblioteca estudando de manhã porque estudam no período da trade. Ambos são estudantes de doutorado. “Todo mundo tem medo, mas se entrar na paranoia não faz nada”, pontua Eduardo.

Apesar do receio, os alunos se sentiram seguros para dar continuidade às atividades diárias. “A universidade se preocupou em deixar o ambiente seguro, com plano de segurança e patrulhamento. Ficar à mercê de ameaças não dá”, finalizou Eduardo.

Embora a instituição tenha mantido as aulas, o presidente do Conselho Universitário, reitor Marcelo Turine, recomendou que não fossem aplicadas provas ou avaliações nas disciplinas dos cursos de graduação e de pós-graduação em toda a Universidade nesta quinta.

E disse que se houvesse atividade avaliativa e o estudante não estiver presente, o professor deveria reaplicá-la em outra data para não prejudicar o rendimento acadêmico na matéria. Segundo a UFMS, a decisão foca na preservação da integridade física e mental e na segurança emocional dos estudantes.

Todas as instituições publicaram, nos sites oficiais, que se preocupam com a situação delicada, motivada por ameças de atentados às escolas e unidades de Ensino Superior. Ressaltaram também que estudam ampliar o monitoramento interno e externo e pediram para que alunos não compartilhem notícias falsas ou amplifiquem o pânico.

Outras universidades - Na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), as atividades acadêmicas seguem normalmente nesta quinta-feira (20). Assim como na Uniderp (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal) e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).

Nos siga no Google Notícias