Militares e fanfarras levam 20 mil pessoas ao desfile da Independência
A comeração do dia da Idependência do Brasil é marcada pelo tradicional desfile de instituições civis e militares que atraem a atenção do público, que lota as arquibancadas para acompanhar o evento – são pelo menos 20 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. A parada começou por volta das 9h15 desta quarta-feira (7), logo após a solenidade de abertura com a presença do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), e execução do Hino Nacional.
O desfile foi aberto pelo Clube de Desbravadores, formado por jovens de 10 a 15 anos, e foi seguido pelo Clube de Aventureiros, com crianças a partir dos 6 anos. Os integrantes desses grupos são crianças e adolescentes que ajudam no assistencialismo a pessoas carentes e idosos.
Um dos grupos que chamou a atenção do público foi o formado por integrantes da Ordem DeMolay, que vestiam uma capa preta com detalhe vermelho, e fizeram uma reverência ao passar em frente ao palanque das autoridades.
Como já é tradição, os batalhões militares foram o que mais tiveram reação do público. Durante o desfile do CMCG (Colégio Militar de Campo Grande), um aluno do terceiro ano do ensino médio acendeu uma pira que “representa o calor do povo brasileiro”. Além deles, um grupo formado por cadetes da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), localizada em Resende (RJ), que moram em Campo Grande.
A maior reação do público aconteceu quando um tanque do Exército passou em frente às arquibancadas e arrancou aplausos do público e olhares admirados de crianças e adultos.
Confira a galeria de imagens: