ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Ministério da Saúde emite alerta após primeiro caso da variante XBB.1.5 no País

Material foi encaminhado para análise em novembro do ano passado e resultado positivo foi confirmado agora

Gabriela Couto | 06/01/2023 08:29
Campo-grandenses já usam máscara em ambientes abertos na Capital. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Campo-grandenses já usam máscara em ambientes abertos na Capital. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande recebeu o primeiro alerta epidemiológico do ano do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) Nacional, do Ministério da Saúde. O documento confirma o primeiro caso da variante XBB.1.5 no Brasil.

O material para sequenciamento deste caso foi coletado no dia 9 de novembro do ano passado, mas o resultado submetido ao GISAID (Global Initiative on Sharing Avian Influenza Data) só foi confirmado no dia 4 de janeiro de 2023.

Não há informações sobre a situação vacinal da paciente. Só se sabe que ela era uma mulher de 54 anos, moradora do município de Indaiatuba (SP). Até o momento, não há nenhum caso registrado da variante XBB.1.5 em Campo Grande.

A XBB.1.5 é uma sublinhagem da linhagem SARS-CoV-2 XBB. Foi detectada pela primeira vez nos EUA (Estado Unidos) com datas de coleta de amostras em 22 de outubro de 2022 e, desde então, a linhagem vem aumentando.

Existe a possibilidade de que a sublinhagem possa ter um efeito crescente no número de casos de covid-19 no Brasil. Por isso o Ministério da Saúde recomendou o uso de máscaras por sintomáticos respiratórios, indivíduos com fatores de risco, pessoas que tiveram contato com casos confirmados de covid-19, pessoas em situações de maior risco de contaminação como em locais fechados, com aglomeração e serviços de saúde; completude do esquema vacinal; reforço das medidas não farmacológicas de prevenção e controle; realização de testagem e intensificação da vigilância genômica, com envio de amostragem dos exames com RT-PCR detectáveis para sequenciamento genômico.

Avaliação de risco - No Brasil, a avaliação de risco adotada pelo CIEVS Nacional, segundo critérios de probabilidade de ocorrência do evento no país e impacto frente à saúde humana, assistência, impacto social e na capacidade de resposta, classifica como moderado risco para o evento “Primeiro caso confirmado da Variante XBB.1.5 no Brasil”.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias