ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Morte de "Pai do Grau" gera polêmica e dúvida sobre manobras

Nas redes sociais, a vítima gostava de ostentar fotos e vídeos empinando motocicletas, fazendo derrapagens e outras manobras

Viviane Oliveira | 22/12/2020 14:27
Emerson gostava de postar fotos e vídos fazendo manobras perigosas (Foto: reprodução/Facebook)
Emerson gostava de postar fotos e vídos fazendo manobras perigosas (Foto: reprodução/Facebook)

A reportagem mostrando que Emerson Lopes Mesa, 27 anos, conhecido como “Pai do Grau”, morto em acidente de trânsito na noite do último domingo (dia 20), gostava de fazer manobras perigosas de moto em via pública, gerou polêmica e dúvida. Afinal de contas pode ou não pode? Não pode.

Utilizar-se de veículo para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, é infração gravíssima com multa  de R$ 2.934,70, além de recolhimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sete pontos na carteira e recolhimento do veículo”, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Na noite do último domingo (dia 20), "Pai do Grau" pilotava motocicleta Honda Titan, sem placa, em alta velocidade, quando colidiu na traseira de um VW Gol que havia reduzido o ritmo ao passar por um quebra-molas. O motociclista não tinha habilitação.

“Matéria desnecessária contra uma vida que se foi. O que o rapaz fez ou deixava de fazer nunca tirou a vida de ninguém, e se ele colocava a vida dele em perigo era problema dele. Ele sabia do risco que corria. Agora, que descaso uma matéria dessa falando dele como se fosse um marginal”, comentou uma internauta depois da reportagem do Campo Grande News.

Emerson era apaixonado por motocicletas (Foto: reprodução/Facebook)
Emerson era apaixonado por motocicletas (Foto: reprodução/Facebook)

Não se trata de ser marginal ou não, mas qualquer motorista que conduza um veículo colocando em risco a própria segurança e das demais pessoas que circulam na via pública está cometendo a chamada direção perigosa, alertam as autoridades da área.

Por enquanto não há informação se o rapaz fazia manobras no momento do acidente.

Nas redes sociais, gostava de ostentar fotos e vídeos empinando motocicletas, fazendo derrapagens e outras manobras. Nas imagens, pelo menos em algumas delas, Emerson aparece com passageiro, fato que torna a situação ainda mais grave.

Segundo a tenente do BPMtran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito), Zélia da Conceição, expor a vida de outra pessoa a perigo é crime, com pena de três meses a 1 ano de prisão, se o fato não resultar em caso mais grave. Segundo dados do batalhão, neste ano foram flagrados 150 motoristas fazendo manobras perigosas no trânsito de Campo Grande. Número que assusta se comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram apenas 19 flagrantes.

"Não temos um referencial certo para o aumento, mas devido à pandemia não tivemos campanhas presenciais do Maio Amarelo (campanha de conscientização sobre segurança no trânsito), palestras em empresas, escolas e demais instituições como sempre fazemos". Na Capital, não há lugar específico para esse tipo de manobras. Existe apenas o autódromo para condutores profissionais. Assista, abaixo, ao vídeo de uma das manobras que o rapaz postava na internet.


Nos siga no Google Notícias