ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Mulher desmaia após correr no sol em prova da PM

Cenas da prova do TAF foram gravadas em Campo Grande, nesta quinta-feira

Natália Olliver | 03/08/2023 17:59

Participante do TAF (Teste de Aptidão Física), feito pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, desmaiou durante a prova, nesta quinta-feira (3), devido ao calor extremo. O exame está sendo realizado no Centro Olímpico Vila Nasser, até este sábado (5). A cena da mulher caindo foi compartilhada nas redes sociais da delegada Luana Davico.

Na postagem, a profissional mostra indignação com o horário de aplicação da prova, assim como questiona se há justiça entre os que correm às 9h e os que fazem o mesmo percurso às 12h, horário mais quente. “É cientificamente fácil definir horário de TAF. Policial precisa ter preparo físico? Sim! Mas além do exigível?”, pontua.

Nos comentários da publicação, outros candidatos - ou que conhecem alguém que está realizando a prova - comentaram que a desorganização da banca avaliadora está prejudicando os participantes. “Estão fazendo o TAF por ordem de chegada. Tive aluna que chegou antes das 5h, mas foi correr apenas às 10h”, disse um deles.

Ao Campo Grande News, relatos sobre a prova denunciam os mesmos problemas. Um dos participantes, que não quis ser identificado, de 28 anos, explicou que duas pessoas desmaiaram. “Eles caíram perto da chegada, um ocorreu hoje. A menina que desmaiou foi ontem. Todos estão reclamando dos horários”.

O homem explica que os candidatos que estão na primeira bateria estão levando vantagem sobre os demais, que correm das 10h às 12h. “Ficam horas e horas na fila, debaixo do sol. Tem gente que chega às 4 da manhã e vai correr às 10h30. Muitos candidatos estão desmaiando devido ao forte calor”.

Relatos sobre estado de saúde dos candidatos que passaram mal está sendo apurada pela reportagem.

O Campo Grande News entrou em contato com a Polícia Militar para esclarecer a situação. Em resposta a PM informou que não é responsável pela determinação dos dias e horários da prova, e que compete à Polícia Militar apenas a aferição dos exercícios realizados. Quem organiza o concurso público é a banca Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).

*Matéria editada às 13h34 para correção de informações

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias