Mulheres aproveitam ação para atualizar exames de mamografia e preventivo
Com histórico de câncer na família, elas acordaram cedo para pegar senha na unidade móvel do Hospital do Amor
O dia começou cedo para diversas mulheres que antes das 7h desta terça-feira (15) garantiram lugar para fazer exames gratuitos de mamografia e papanicolau na unidade móvel do Hospital do Amor. A iniciativa atraiu, principalmente, quem está com os exames atrasados e quem tem histórico de câncer de mama na família.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na terça-feira (15), mulheres se reuniram em frente à unidade móvel do Hospital do Amor em Campo Grande para realizar exames gratuitos de mamografia e papanicolau. A ação atraiu principalmente aquelas com histórico familiar de câncer de mama e que estavam com os exames atrasados. As senhas foram distribuídas antes das 7h, e as mulheres aguardavam ansiosas para garantir seus atendimentos. Entre elas, Adalta, de 62 anos, e Sandra, de 67, destacaram a importância da prevenção, especialmente devido a casos de câncer na família. A unidade móvel também estará disponível nos dias 22 e 23, oferecendo 50 exames diários para mulheres dentro das faixas etárias específicas.
Os exames gratuitos estão sendo realizados mediante distribuição de senhas em frente ao Pátio Central, na Rua Marechal Rondon. O atendimento será feito exclusivamente hoje até 17h e a previsão é que os exames de mamografia iniciem a partir das 12h. As vagas para o preventivo já foram preenchidas.
Na calçada, em frente ao Pátio Central, as mulheres aguardavam na fila antes de entrar na unidade móvel. Apesar da ação estar marcada para às 8h, Adalta Pereira da Silva, de 62 anos, às 5h40 da manhã. A aposentada relata que viu a notícia sobre a ação e aproveitou a oportunidade.
“Ontem eu vi a reportagem no Campo Grande News e liguei no Hospital do Amor porque fiquei sabendo que eles estariam na rodoviária semana que vem. Me informaram que hoje estaria aqui e resolvi aproveitar”, diz.
Na família dela, uma tia teve câncer de mama e precisou operar. Por ter esse histórico, Adalta dá atenção aos exames de mamografia. “Por isso é importante fazer a prevenção frequentemente”, afirma.
Sandra de Oliveira, de 67 anos, acordou cedo para colocar o exame de mamografia em dia. Sem passar por consulta há dois anos, a merendeira é mais uma que tem histórico de câncer na família. “Eu já perdi uma irmã por câncer e a outra teve que tirar o seio. É importante, sei que tenho que tenho que me cuidar”, declara.
Por morar na região central, ela também foi atraída pela facilidade em realizar os exames por ordem de chegada. “Estou de folga do serviço resolvi aproveitar. Acho que essa iniciativa é boa para todo mundo, principalmente para as pessoas que trabalham na área central”, diz.
Pela primeira vez, Sonia Regina, de 54 anos, realiza a mamografia na unidade móvel do Hospital do Amor. A última vez que fez o exame foi em 2018 e, cansada de adiar, tirou a terça-feira para isso.
“Toda vez que eu fazia [mamografia] não aparecia nada e como sempre me cuido, fui deixando. Hoje eu falei: “Tenho que fazer, tenho que cuidar de mim. Estou numa certa idade e tenho que aproveitar essas oportunidades”, conta.
Próxima ação - Com 50 exames diários de preventivo e mamografia, a Carreta do Amor ficará estacionada no Terminal Rodoviário de Campo Grande nos dias 22 e 23. O atendimento acontecerá das 8h às 16h. É necessário que a mulher leve seus documentos pessoais e esteja dentro da faixa etária adequada para os exames.
Para a mamografia, é preciso ter entre 40 e 69 anos e estar sem realizar o exame há mais de um ano. A coleta do papanicolau, também conhecido como preventivo, poderá ser feita em mulheres de 25 a 64 anos, que não estejam no período menstrual.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.