Mulheres criticam truculência de Guarda Municipal durante abordagem
Confusão aconteceu ontem, na Praça do Conjunto Residencial Estrela do Sul, localizada na Rua Émile Zola
A auxiliar de limpeza Franciscandelária Ferreira Chirimani, de 34 anos, criticou a truculência da Guarda Civil Metropolitana durante abordagem ocorrida ontem (28), na Praça do Conjunto Residencial Estrela do Sul, na Rua Émile Zola, em Campo Grande. Parte da ação da Guarda foi filmada por câmera de celular. Assista, acima, ao vídeo.
Francis e a sobrinha de 22 anos, que tem deficiência intelectual, foram levadas para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro após a confusão. No vídeo dá para ver o momento em que a jovem está sentada no banco da praça rodeada pelos guardas. Ela aparece com as mãos no rosto, por causa do spray de pimenta que havia acabado de ser disparado pela equipe.
Confusão - Segundo Francis, estava com a família na praça, total de cinco adultos e seis crianças, com idades entre 3 a 12 anos, quando os guardas municipais chegaram atirando bala de borracha. “A confusão começou quando a gente reclamou, depois de quase acertarem uma de nossas crianças”. disse.
Ainda conforme relatos da mulher, os guardas mandaram as mulheres calarem a boca e as xingaram com palavras de baixo calão. “Eles passaram a dizer que a gente estava usando droga. Mas isso não é verdade. Tinha um rapaz na praça com droga, mas a gente não conhecia ele. Sou de Corumbá e estou aqui há 1 mês”, afirmou.
Durante a confusão, Francis aceitou entrar na viatura após um agente dizer que se ela não entrasse por bem entraria por mal. Já a sobrinha permaneceu sentada no banco, momento em que foi puxada à força. Ela caiu no chão e houve resistência. A jovem foi algemada e levada à delegacia com a tia. "Nós não fizemos nada e vieram com abuso pra cima da gente", lamentou.
Outro lado - Conforme boletim de ocorrência, a equipe passava pelo local, quando foi interceptada por um morador informando que havia um homem consumindo droga na praça. Os guardas, então, fizeram a abordagem do rapaz de 21 anos, que mais tarde foi identificado. Segundo o registro policial, era ele quem usava entorpecentes no local.
Foi neste momento que Francis e a sobrinha tentaram evitar que o homem fosse revistado pela equipe. As duas passaram a xingar os guardas, quando receberam voz de prisão. Segundo a guarda, houve o uso do spray de pimenta em razão do tumulto que as duas causaram.
Já o rapaz foi contido após o disparo de bala de borracha. No bolso da bermuda dele foram encontradas porções de cocaína. Antes de ser levado à delegacia, o jovem passou por atendimento médico na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Coronel Antonino. O caso