No 1º dia de reabertura, unidades do Fácil atendem mais de 1,3 mil pessoas
Do total de atendimentos, mais de 500 foram feitos para idosos e envolveram serviços do Departamento Estadual de Trânsito
As três das quatro unidades do Fácil em Campo Grande reabriram as portas nesta segunda-feira (13) e realizaram 1.382 atendimentos até às 15h10. Deste total, mais de 500 foram feitos para pessoas idosas.
De acordo com o coordenador das unidades, Paulo Rezek a maioria dos atendimentos foi realizada na parte da manhã e estava relacionada aos serviços do Detran (Departamento Estadual de Trânsito). “As pessoas estavam preocupadas com os prazos e não se atentaram às novas datas”, comentou.
Os atendimentos presenciais no Detran foram suspensos no dia 20 de março e desde então alguns prazos como licenciamento de veículos e processos de formação de novos condutores foram prorrogados. Outros serviços como o pagamento de guias continuaram sendo realizados por meio dos aplicativos bancários.
Rezek pontuou que boa parte dos que procuraram atendimento nas unidades do Fácil hoje não sabiam que os serviços poderiam ser realizados pela internet.
Além dos atendimentos do Detran foram reabertos nas unidades do Fácil os serviços de correspondente bancário e da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública).
O funcionamento começou às 8h e foi até às 16h, com limite de acesso a cada uma das unidades. Faixas com lembrete da distância mínima de 1,5 metros também foram anexadas e frascos de álcool em gel ficaram disponíveis para os clientes.
Sobre a grande procura por parte dos idosos, Rezek comentou “ser um prazer atendê-los, mas é melhor que fiquem em casa”. Em relação aos atendimentos da Sejusp ele informou que estão realizando apenas os atrasados. “Estamos estudando uma nova data para abrir novos agendamentos”.
O motorista de aplicativo Jonathan Domingos, de 35 anos, é um dos que procurou atendimento no Fácil da Avenida Gury Marques nesta segunda-feira. Ele disse ter ido até lá para regularizar o título de eleitor. “Tenho que pagar essa taxa. Como a Casa Lotérica estava muito cheia eu vim aqui porque é fácil e mais perto de casa”.
A cozinheira Fátima Bueno, de 53 anos, também aproveitou a proximidade do Fácil com a casa dela para pagar uma guia do Detran. Ela chegou a ir até a unidade quando os atendimentos estavam suspensos. “Tinha visto uma placa que abriria hoje e voltei. Quando a gente tem uma conta para pagar a gente quer resolver logo”, finalizou.