No 2º dia de uso obrigatório, máscaras são vistas com mais facilidade nas ruas
Proteção facial passou a ser exigida também em locais abertos, inclusive ao ar livre, como ruas, avenidas e praças
No segundo dia de vigor do decreto que obriga o uso de máscaras em espaços fechados, públicos e privados, carros, além de locais abertos, inclusive ao ar livre, como ruas, avenidas e praças de Campo Grande, o item de proteção está sendo visto com mais facilidade nas ruas de Campo Grande.
Na manhã deste sábado (20), a reportagem foi ao Centro da Capital, onde permaneceu por aproximadamente 40 minutos. No coração da cidade, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com Rua 14 de Julho, poucas pessoas foram flagradas descumprindo o decreto.
Uma delas era o vigilante Edenilson Alessandro Macedo. Sem máscara, disse ter esquecido o acessório no carro, mas que não se incomoda de usá-lo no dia-a-dia. ''Melhor usar a máscara do que fechar o comércio novamente'', disse.
Há também aqueles que tentam dar uma ''escapada'', colocando o máscara no queixo ou deixando nas mãos, mas que voltam a usar da maneira correta quando se deparam com aglomeração.
Mudança de hábito - Nos bairros, a obrigatoriedade também já alterou comportamento dos moradores. No Aero Rancho, a dona de casa Damiana Aldeige, 34 anos, confessou que não usava a máscara quando ia para algum lugar nas proximidades. Agora, com o decreto em vigor, o acessório não será mais deixado de lado.
''Só usava quando ia para longe, mas agora não tem mais jeito, tenho que usar", disse. Ela é a favor da determinação porque, assim, os cuidados contra a covid-19 serão comunitários.
A amiga, Jaqueline Cavalheiro, 30 anos, disse que ela e a família começaram a usar o protetor desde o início da pandemia. ''Nem precisava ser obrigatório. A máscara incomoda um pouco, mas sempre usei", ressaltou.
Determinação - O decreto que obrigava o uso de máscaras em espaços fechados de Campo Grande, públicos e privados, foi publicado na tarde de quinta-feira (18), mas alterado ontem (19). A proteção facial passou a ser exigida também em locais abertos, inclusive ao ar livre, como ruas, avenidas e praças, bem como nos veículos.
A máscara não precisa ser usado nas academias ou demais espaços fechados de atividades esportivas, bem como por pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais que não consigam utilizar as máscaras, e por crianças menores de 4 anos.
Nos veículos, a obrigatoriedade vale para os momentos em que os motoristas estiverem acompanhados por pessoas que não moram na mesma casa. Sozinho no carro ou com a família, a máscara é facultativa.
O Governo do Estado também publicou decreto nesta sexta-feira (19) determinando a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados em todo o território sul-mato-grossense a partir da próxima segunda-feira (22).