Nove líderes de facções criminosas do Maranhão são transferidos à Capital
Nove presos considerados líderes de facções criminosas no Maranhão foram transferidos hoje (20) para a Penitenciária Federal de Campo Grande. Os detentos já embarcaram em São Luís e chegam a qualquer momento na Capital.
Os presos estavam no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, a transferência foi feita de acordo com as vagas disponibilizadas pelo Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério de Justiça.
A transferência foi confirmada pelo site O Imparcial, de São Luís do Maranhão. Os nove detentos transferidos são acusados de liderar facções criminosas que disputam o controle do tráfico de drogas no estado e de comandar atos violentos dentro e fora dos presídios.
Os presos foram encaminhados para Campo Grande em um avião da Polícia Federal.
Entre os presos conduzidos para a penitenciária sul-mato-grossense, estão três que foram apontados como sendo os mandantes dos atentados a ônibus no MA ocorridos no dia 3 de janeiro, quando cinco pessoas que estavam em um dos coletivos incendiados, sofreram queimaduras. Uma delas, a menina Ana Clara, de apenas seis anos, morreu dois três dias depois dos atos criminosos.
Os detentos envolvidos são Widerley Morais, conhecido como “Paiakan”, Hilton Jonh, conhecido como “Praguinha” e Jorge Henrique Amorim Martins, conhecido como “Dragão”.