ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  09    CAMPO GRANDE 35º

Capital

Outra árvore cai na rua em que carro já foi destruído durante temporal

Problema é antigo e plantas estão cheias de cupins; Moradores e comerciantes exigem remoção

Por Natália Olliver e Antonio Bispo | 20/01/2024 11:28

Um mês depois da queda de uma árvore que amassou um veículo estacionado, na Rua dos Caiabís, bairro Jardim Imá, em Campo Grande, outro incidente preocupou moradores e comerciantes locais. Diferente da primeira vez, dessa apenas parte das árvore despencou. O registro foi feito neste sábado (20). O corpo de bombeiros teve que ser acionado para cortar o resto da planta e liberar a pista.

O primeiro incidente aconteceu em dezembro de 2023, devido às fortes chuvas na Capital. Entretanto, a segunda queda não teve relação com fenômenos climáticos, mas sim com o estado de degradação da árvore, que segundo moradores é precária. A situação gera medo em quem deixa os veículos estacionados no local.

Jean Carlos da Silva, gerente de oficina conta à reportagem que não houve ventania para que parte da árvore cedesse. “Tanto os moradores quanto os comerciantes já solicitaram a remoção mas nunca vieram. Direto tem ganho caindo, ou até árvores inteiras como em dezembro”.

Bombeiros retiram árvore caída para liberar Rua dos Caiabís, Bairro Jardim Imá (Foto: Henrique Kawaminami)
Bombeiros retiram árvore caída para liberar Rua dos Caiabís, Bairro Jardim Imá (Foto: Henrique Kawaminami)

O problema, para Jean, é causado por cupins que comem a parte interna da árvore e deixam o tronco oco, logo, propício para quedas. Ele chega a bater na casca para mostrar a quantidade dos bichos “caem aos montes”.

Para fugir do possível prejuízo, o comerciante evita estacionar no local. "Prefiro deixar no sol do que ali. Além da oficina tem um estacionamento para pessoas que deixam carro pra viajar e carros de locadoras que ficam estacionados próximos. Todo mundo corre o risco de ser danificado”.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura para confirmar se o pedido está tramitando na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo) e questionar o porquê as árvores continuam no local. Até o momento não obtivemos resposta. O espaço segue aberto.

Árvore caiu em cima de carro durante temporal, em dezembro (Foto/Arquivo/Direto das Ruas)
Árvore caiu em cima de carro durante temporal, em dezembro (Foto/Arquivo/Direto das Ruas)

1º queda - O incidente aconteceu em dezembro. A árvore caiu em frente à casa de Josiene da Silva, 45, e atingiu o carro da inquilina da moradora, que estava estacionado no meio-fio. "Foi uma chuva bem forte, ouvi muito barulho, também queimou o transformador de duas casas para baixo", estima Josiene.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias