Pais acordam cedo e aproveitam domingo para vacinar contra gripe
Famílias aproveitaram a manhã deste domingo (30) para garantir a imunização contra a gripe, principalmente para as crianças. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Tiradentes, o movimento está tranquilo, mas a expectativa é de que no decorrer do dia, mais pessoas procurem pela vacina, disponível atualmente para as gestantes, mulheres em período pós-parto, crianças menores de cinco anos e profissionais da saúde.
"O plantão hoje está mais calmo que ontem, mas a procura é grande mesmo assim. Somente no sábado foram distribuídas 92 doses", comenta a chefe de plantão da unidade, enfermeira Eliane de Jesus Borges.
A partir da próxima terça-feira (2) a vacinação estará liberada para todos os grupos considerados de risco: idosos acima de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população carcerária, funcionários do sistema prisional e professores (público ou privado) do ensino básico, médio e superior e ainda as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas.
A contadora Juliana Zanoni, 38 anos, foi até a UBS para vacinar o filho, de 3 anos e garantir a própria imunização, já que está grávida.
"É importante garantir a vacina e deixei para vir no domingo porque durante a semana é muito corrido por conta do trabalho, então hoje é mais fácil", avalia.
A dona de casa Eliana Marim, 25 anos, acordou cedo neste domingo para levar os dois filhos, de 9 e 3 anos à unidade de saúde.
"É a segunda vez que venho atrás da vacina, vim ontem, mas era perto das 10h e não consegui senha. É muito importante vacinar, já que nessa época de frio, a imunidade das crianças abaixa, por isso é preciso proteger", destaca a mãe.
Quanto a distribuição de senhas, a enfermeira responsável pelo plantão da UBS Tiradentes, esclarece que com a proximidade do horário do almoço da equipe, senhas são distribuídas para garantir atendimento de forma organizada.
"O funcionamento encerra às 11h e retorna às 13h, por isso distribuímos senhas", adianta Eliane Jesus Borges, que revela ainda que muitas pessoas buscam informações sobre a vacinação por telefone. "Ligam para saber horário de atendimento e se a vacinação está disponível".
Serviço - A UBS Tiradentes vacina das 7h às 11h e das 13h às 17h neste domingo. Para receber a dose, é necessário apresentar o Cartão Nacional de Saúde e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande; documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).
Além dos documentos exigidos para todos, os profissionais de saúde devem apresentar a carteira do conselho ou holerite. Já as gestantes e puérperas devem levar o cartão da gestante e laudo médico ou exames com identificação. Os indígenas devem apresentar o cadastro na Sesai.
Já os professores devem ter em mãos um holerite e os documentos obrigatórios para todos do grupo de risco. Os portadores de doenças crônicas precisam apresentar e deixar nas unidades de vacinação, cópia do laudo indicando a doença ou uma receita, ambos com carimbo e assinatura do médico.
Além da UBS Tiradentes, neste domingo vacinam a CRS Nova Bahia, CRS Tiradentes, CRS Aero Rancho, CRS Coophavilla e a UBS Coronel Antonino.
Entre os dias 18 e 27 deste mês, foram vacinadas 15.845 pessoas contra a gripe em Campo Grande. A campanha segue até 26 de maio.