Passageiros serão obrigados a usar máscaras nos ônibus a partir do dia 4
Também será liberado de 4 a 5 pessoas de pé nos ônibus normais. Já os (veículos) alongados chegará a 7 passageiros
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou que os passageiros do transporte público coletivo, terão obrigatoriamente de usar máscaras a partir da próxima segunda-feira (04). Haverá um decreto ao longo da semana com detalhes sobre essa regra. Outra alteração é a possibilidade de pessoas irem de pé dentro do veículo, levando em conta o tamanho do ônibus.
O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Janine de Lima Bruno, explicou que foi feito um estudo técnico, onde se definiu que nos ônibus de tamanho normal poderá levar de 4 a 5 pessoas de pé, respeitando a distância segura para prevenção. Já os veículos alongados se permite 7 passageiros e os micro-ônibus apenas 2 (passageiros).
“Foi analisado o tamanho do ônibus, olhando as plantas e chegamos a estes números. Lembrando que todos terão que usar máscaras, para garantir a prevenção”, disse o diretor. Marquinhos explicou que as novas regras visam atender as demandas da população, mas seguindo os cuidados em função da pandemia.
Janine ainda revelou que o transporte público está funcionando com 67% da sua capacidade, o que representa um atendimento a 62 mil passageiros. “Quando estava com 100% da capacidade se chegava a 230 mil passageiros”. Eles ressaltaram a importância e a obrigação dos passageiros usarem máscaras.
Integração – Questionado sobre a “integração” dos ônibus, neste momento de pandemia, o diretor da Agetran explicou que quem usa o “vale-transporte” e o cartão cidadão, que é retirado por pessoas autônomos, tem direito a integração, e que somente quem utiliza o “cartão portador”, ou seja, que comprou para uso esporádico e que não dispõe deste benefício.
“Este cartão ao portador é aquele que a pessoa compra quando vem de outra cidade ou seu carro estragou e ele precisa usar o transporte coletivo, ou seja, não utiliza de forma regular”, ponderou. O prefeito disse que era importante esclarecer estes fatos, porque algumas pessoas estavam reclamando de pagar “duas passagens” em apenas uma locomoção.