Passeio ciclístico é ação de apoio às mulheres vítimas de violência na Capital
Alegria e autoestima de ciclistas têm tudo a ver com lema de "prosseguir por dias melhores"
A alegria e autoestima do pessoal que adora pedalar pelas ruas da cidade, marcou o lançamento do Movimento Prossiga, do Promuse (Programa Mulher Segura) da Polícia Militar.
Juntos, militares e civis se concentraram na Praça do Papa, na manhã de hoje (22), e saíram em “bikeata”, em alusão também ao Agosto Lilás, mês em que a Lei Maria da Penha completa 15 anos.
A “bikeata” é uma forma de chamar atenção da sociedade ao lema do programa, que é incentivar e dar apoio para que a mulher vítima de violência tenha forças para prosseguir e lutar por dias melhores, segundo a coordenadora do Promuse, sargento Gisele Guedes Viana.
“A partir do atendimento no Promuse, começa um elo de confiança e foi assim que imaginamos o Movimento Prossiga, dando início através do pedal, porque o pessoal do ciclismo é alegre, de bem com a vida, tem autoestima valorizada e isso viria a agregar. Então, eles somam nesse movimento prossiga, que é o prosseguir da mulher e o prossiga, que é o nosso termo no linguajar militar”, comentou a sargento.
Durante a semana, o movimento terá ainda dia de princesa, mentoria de assistência social e autoescola, entre outras atividades. Serão diversas ações permanentes para ajudar as mulheres e meninas a saírem do ciclo de violência. Mulheres que já fazem parte do Promuse poderão participar, conforme a coordenadora.