ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  09    CAMPO GRANDE 31º

Capital

PF apreende embalagens e medicamentos ilegais em operação na Capital

Produtos não autorizados pela Anvisa seriam vendidos online e remetidos pelos Correios

Por Silvia Frias | 09/01/2025 07:45
PF apreende embalagens e medicamentos ilegais em operação na Capital
Produtos apreendidos durante a operação da PF em Santos e em Campo Grande (Foto/Divulgação/PF)

Operação da PF (Polícia Federal) apreendeu centenas de embalagens e cápsulas prontas de medicamentos não autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) negociados pela internet e que seriam enviados via Correios.  A operação foi realizada em Campo Grande e Santos (SP).

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo em uma casa no Jardim São Conrado, em Campo Grande, e em um apartamento no Bairro da Aparecida, em Santos.

Nos endereços, foram encontrados cerca de 200 frascos de comprimidos, de produtos supostamente com propriedades medicinais, com ação analgésica e anti-inflamatória, para tratar artrite, reumatismo, dores em geral, não autorizados pela Anvisa.

Também foram apreendidos aparatos para preparação dos medicamentos e envelopes de Sedex, que seriam usados para o envio dos remédios. Vários potes verdes já estavam embalados, prontos para o envio.

Na quarta-feira (7), embalagens verdes semelhantes foram apreendidas em agência dos Correios, contendo 6,6 mil cápsulas de medicamentos fitoterápicos falsificados que seriam enviados de Campo Grande para Guaíba (RS). Além desses remédios, seriam despachados 2.260 sachês de Snus, saquinhos de tabaco em pó ou nicotina, de comercialização não autorizada no Brasil.

PF apreende embalagens e medicamentos ilegais em operação na Capital
Embalagens semelhantes foram encontradas em outra operação, em Campo Grande (Foto/Divulgação/SES)

O Snus é usado como alternativa ao cigarro: basta colocar o saquinho entre a gengiva e os lábios para que o pó, que pode ter essências doces (semelhantes aos sabores dos cigarros eletrônicos, como os frutados), se dissolva na boca.

PF apreende embalagens e medicamentos ilegais em operação na Capital
Snus, nicotina usada como alternativa ao cigarro e prejudicial à saúde (Foto/Divulgação/SES)

Os sachês continham 6,5 mg de nicotina cada, o que representa 6,5 vezes mais do que a quantidade absorvida pelo corpo humano, se comparado ao uso do cigarro comum. Esse nível elevado de nicotina aumenta significativamente o risco de dependência química e pode ocasionar complicações graves, como câncer de boca, esôfago e estômago, além de problemas cardiovasculares e metabólicos.

Já os fitoterápicos, que deveriam conter itens oriundos da natureza, estavam adulterados com ibuprofeno e corticóides.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias