Polícia volta a encontrar borracharia que fabrica e vende pneus 'riscados'
Uma semana após a Polícia Civil autuar quatro borracheiros, uma nova operação da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo) flagrou mais um estabelecimento do tipo comercializando pneus ‘riscados' em Campo Grande, ou seja, compostos velhos que são manipulados artificialmente para parecerem novos.
Na última segunda-feira (27), os policiais estouraram uma borracharia no Jardim Leblon com 16 pneus adulterados e uma máquina própria para fabricar os riscos nos compostos velhos ou carecas.
A prática de ‘riscar pneus’ consiste em frisar eletronicamente compostos para que pareçam como novo. A ação é crime, banida pela lei estadual 4.362, de 2013, que prevê multas e lacração dos estabelecimentos flagrados, e passível de punição aos autores pela lei de crime nas relações de consumo.
Segundo o delegado Elton de Campos Galindo, titular da Decon, a procura por pneus riscados em Campo Grande é alta e fomenta o comércio irregular.
“O custo é de um terço do valor de um novo. E como muitos pneus acabam ficando prejudicados pelos buracos da cidade, para alguns consumidores acaba se tornando uma alternativa mais em conta para minimizar o prejuízo”, explicou.