ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Praça foi pintada três vezes, mas vândalos insistem em pichações

Aglomeração aos finais de semana, sujeira e garrafas quebradas se tornaram dor de cabeça para os moradores

Idaicy Solano | 31/05/2023 08:58
Praça foi pintada três vezes, mas vândalos insistem em pichações
Muro vandalizado foi pintado três vezes, apenas este ano, por conta das pichações. (Foto: Idaicy Solano)

Aglomeração aos finais de semana, em frente à Praça Belmar Fidalgo, na entrada da esquina da Rua 13 de Junho com a Dom Aquino, se tornou dor de cabeça para os frequentadores e moradores da região central de Campo Grande. Som alto e algazarra duram a noite inteira, e os muros, portões e ponto de ônibus foram pichados.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, os moradores dos prédios aos arredores procuraram a coordenação da praça para reclamar que os jovens, a maioria adolescentes, quebram as lâmpadas, quebram garrafas e deixam o local cheio de lixo. Como a praça é trancada no período da noite, a aglomeração acontece na calçada. Os muros e portões da entrada foram pintados três vezes, apenas este ano, por conta das pichações.

A comerciante Jussara Cassiano, 55 anos, proprietária de uma padaria que fica em frente à praça, relatou à reportagem que precisou colocar cadeado na lixeira, pois estavam rasgando as sacolas e deixando o lixo revirado. Tanto a lixeira quanto a parede do estabelecimento foram pichadas. "Ficam aglomerados às vezes aqui na frente, a gente abre às 6h e às vezes dá algum problema".

Praça foi pintada três vezes, mas vândalos insistem em pichações
Lixeira de padaria localizada em frente à praça foi vandalizada. (Foto: Idaicy Solano)

O dentista Pedro Sílvio de Avila, 71 anos, trabalha em um consultório localizado próximo da praça e vai no local todos os dias para se exercitar. O dentista destaca que o espaço atende a necessidade da população que precisa se exercitar e deveria ser respeitado. "Pessoal deixa garrafa jogada aqui nessa lateral, na calçada, na mureta. Me entristece, porque isso aqui é uma praça central, é um bom local para você fazer caminhada".

A autônoma Lívia Paes Barros, 40 anos, mora na região e faz caminhada diariamente na praça. Ela relata que nos dias de sexta-feira, sábado e domingo, o local fica cheio de gente. O barulho, segundo a publicitária, tem incomodado bastante a vizinhança. "Ficam bebendo, conversando, fumando. Fica bem cheio de gente, às vezes você quer passar por aqui e não dá pra passar".

Questionado sobre a segurança no local, o secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga, informou que a Guarda Municipal faz rondas em horários estratégicos na praça. "Na praça, tem guarda fixo na escala de 24 horas e ainda conta com a presença de viaturas fazendo rondas em horários estratégicos, de manhã cedo, à tardezinha e horários de maior concentração de pessoas", explicou.

Enquete - A maioria dos leitores do Campo Grande News, 60%, responderam na enquete do jornal desta terça-feira (30) que a região onde moram sofre com vandalismo. Apenas 40% responderam que não enfrentam esse tipo de problema.

Conforme relatado pelos leitores nas redes sociais, os bairros Vila Glória, Tiradentes, Vila Nhanhá e Jardim Itamaracá sofreram algum tipo de vandalismo em áreas públicas. "Moro próximo à Praça Cabeça de Boi, e os vândalos tomaram conta do coreto", escreveu o leitor Felipe Melo.

Praça foi pintada três vezes, mas vândalos insistem em pichações


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias