ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Prefeitura cede salas para ONG atender população na prevenção contra suicídios

Campo-grandenses poderão ser atendidos em espaços de secretaria municipal de forma gratuita

Guilherme Correia | 19/07/2023 12:59
Prefeitura cede salas para ONG atender população na prevenção contra suicídios
Espaço atenderá população para prevenir suicídios (Foto: Divulgação)

Prefeitura de Campo Grande e a associação civil sem fins lucrativos GAV (Grupo Amor Vida) firmaram parceria para prevenção ao suicídio, por meio de disponibilização de salas para atendimentos à população, na sede da Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários).

O grupo atua há 22 anos na prevenção ao suicídio. A entidade oferece apoio gratuito por meio de escuta ativa e um novo olhar sobre a valorização da vida. As ligações para o GAV são gratuitas e sem identificador de chamadas, preservando a privacidade dos atendidos.

Os voluntários são treinados para interagir emocionalmente sem direcionar as suas escolhas, respeitando os valores e princípios éticos da entidade. Em casos específicos de crises, o GAV faz o encaminhamento para atendimento com psicólogos.

A associação também ministra palestras e cursos relacionados à prevenção do suicídio e valorização da vida. Essas atividades podem ser solicitadas gratuitamente para serem realizadas em órgãos públicos, escolas, universidades, entidades religiosas, empresas e afins.

A média de atendimentos varia de 800 a mil ligações mensais. O dia da semana também é variável, porém, há um discreto aumento nos fins de semana e períodos noturnos.

Segundo a diretora de Comunicação do GAV, Cinthia Moralles, o maior desafio da entidade é conseguir recursos para a divulgação do trabalho realizado por eles e fundos para a construção da sede própria.

“As pessoas podem ajudar, tanto compartilhando as postagens de nossas redes sociais, como por meio de doações financeiras para podermos investir em divulgação em TV, rádios, outdoor e assim ampliar nosso alcance, fazendo com que mais pessoas saibam da existência desse serviço para que ele chegue a quem precisa. Agradecemos o apoio da Prefeitura, pois como não temos sede própria, esse espaço que nos foi cedido será de grande utilidade para que sigamos realizando os atendimentos”.

Procure ajuda - Em Campo Grande, o GAV presta apoio emocional gratuito a pessoas em crise por meio de atendimento telefônico pelo número 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados.

Vítimas de depressão e demais transtornos psicológicos podem também buscar ajuda em escolas-clínicas de Psicologia, no Núcleo de Saúde Mental, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) ou pelos telefones 141 e 188 CVV (Centro de Valorização da Vida), 190 da PM e 193 dos Bombeiros, que ajudam pacientes a romper o silêncio.

Nos siga no Google Notícias