ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Prefeitura convoca reunião pública para revisar lei de uso do solo na Capital

Reunião será realizada no dia 8 de agosto de 2024, às 18 horas, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Barém

Por Mylena Fraiha | 19/07/2024 14:19
Vista aérea de uma dos bairros da Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Vista aérea de uma dos bairros da Capital (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Prefeitura de Campo Grande convocou a população para participar de uma reunião pública sobre a revisão da Louos (Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo) e do Código de Obras do município. A convocação foi publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

A reunião será realizada no dia 8 de agosto de 2024, às 18 horas, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Barém, na Rua Hélio de Castro Maia, 279, Jardim Paulista. O evento também será transmitido ao vivo pelo YouTube.

De acordo com a publicação, a reunião irá apresentar e discutir o diagnóstico elaborado pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) sobre a revisão dessas leis. A Prefeitura também busca colher contribuições da sociedade para adaptar os critérios e parâmetros relacionados ao uso e ocupação do solo e ao código de obras, tanto para a região urbana e rural do município.

A revisão da Louos e do Código de Obras deve ser realizada a cada cinco anos, com o próximo prazo em 2025. Essas leis são fundamentais para regular o uso do solo e definir normas para empreendimentos na Capital, além de ser essencial para ordenar o crescimento da cidade de forma sustentável.

A atual revisão busca a adaptação das leis às mudanças urbanas e demográficas ocorridas nos últimos anos. A Louos, de 2005, e o Código de Obras, de 1979, já não acompanham as necessidades atuais de Campo Grande, que ganhou cerca de 300 mil novos moradores em 20 anos.

A Prefeitura contratou a Fapec para prestar assessoria técnica na elaboração da revisão das leis, com a homologação do contrato publicada em 27 de julho de 2024. A Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) lidera o processo, com o apoio de outras secretarias municipais.

Desde 2019, um grupo de trabalho estuda a revisão das leis. Após a discussão pública, o projeto passará pelo CMDU (Conselho Municipal da Cidade) e pela Câmara Municipal. Técnicos da Planurb, Semadur, Sisep e Agetran, junto à Fapec, fazem parte do grupo de revisão.

Revisão - Um dos focos da revisão é a desburocratização dos processos de construção, incluindo a implementação de procedimentos virtuais e autodeclarações, sem flexibilizar as regras, para cumprir o PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande).

Conforme noticiado anteriormente, a revisão também levará em conta novas práticas de economia verde, para tentar minimizar os riscos ambientais e promover o desenvolvimento sustentável.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias