Prefeitura fará mutirão para regularização de beneficiários do Bolsa Família
Ação comunitária acontece durante toda a semana e tem o objetivo de atender 1.740 famílias do Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família que se encontram em situação de irregularidade com os requisitos estabelecidos para recebimento do programa poderão participar do mutirão de atendimento "Conversa com o Bolsa Família”, que começa às 8h desta segunda-feira (27), em todos os 21 Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Ação comunitária acontece durante toda a semana e tem o objetivo de atender 1.740 famílias do Bolsa Família de Campo Grande que se encontram em situação irregular devido às condicionalidades sobre saúde e educação.
Conforme divulgado pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), as ações começam às 8 horas, de forma simultânea em todos os Cras. As reuniões contarão com a presença de profissionais da Educação e da Saúde do município para esclarecer e explicar as condicionalidades às famílias.
De acordo com a gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão, para receber o benefício, as famílias precisam cumprir requisitos exigidos nas áreas de Educação e Saúde, como a realização de pré-natal, cumprimento do Calendário Nacional de Vacinação e o acompanhamento do estado nutricional para crianças de até 7 anos incompletos.
Já na área da Educação, é preciso apresentar frequência escolar mínima de 60% para beneficiários de 4 a 6 anos de idade incompletos e 75% para os beneficiários de 6 anos a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica. “Nosso intuito é informar e orientar os usuários para que eles não percam o benefício", disse.
Antes da pandemia a SAS realizava essas orientações por meio de outras ações, mas com a pandemia, as condicionalidades do Programa foram suspensas e as ações presenciais foram suspensas por conta das regras de isolamento. "Agora estamos retomando essas atividades, uma vez que as condicionalidades também voltaram a ser exigidas”, pontuou a gerente.
A próxima edição do “Conversa com o Bolsa Família” vai acontecer no dia 31 de maio. A ação será concluída em novembro.
O que é
O Cadastro Único é um instrumento de coleta, processamento, sistematização e disseminação de informações, com a finalidade de realizar a identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda que residem no território nacional.
Por ser utilizado pelo Programa Bolsa Família, o CadÚnico fortaleceu-se, ampliou o número de famílias cadastradas e suas informações ganharam mais qualidade. Atualmente, o Programa atende 13,6 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros e em Campo Grande aproximadamente 63 mil famílias.