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Capital

Prefeitura lança plano de licitação para 2025 na tentativa de minimizar erros

A medida foi lançada para cumprir a determinação da nova Lei das Licitações

Por Jackeline Oliveira e Caroline Maldonado | 01/02/2024 11:03
Secretária Municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Helena Hokama, no lançamento do Plano de Contratações Anual (Foto: Caroline Maldonado)
Secretária Municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Helena Hokama, no lançamento do Plano de Contratações Anual (Foto: Caroline Maldonado)

A Prefeitura de Campo Grande lançou nesta quinta-feira (1º) o PCA (Plano de Contratações Anual), para atender à nova legislação de licitações, que inclui o RDC (Regime Diferenciado de Compras) e a Lei do Pregão. Com o plano haverá uma melhor organização do trabalho nos processos de licitação.

Márcia Hokama, explica que o Plano de Contratações Anual vai diminuir erros nas contratações (Foto: Henrique Kawaminami)
Márcia Hokama, explica que o Plano de Contratações Anual vai diminuir erros nas contratações (Foto: Henrique Kawaminami)

Segundo a secretária da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento), Márcia Helena Hokama, nas contratações ocorrem muitas falhas, como no caso de o fornecedor não receber o pagamento, devido a uma questão burocrática.

“Com esse novo plano, isso não vai mais acontecer porque haverá uma melhor organização do trabalho nos processos de licitação, o plano tem o objetivo de minimizar todas essas falhas, diminuir o gasto de recursos públicos e, principalmente, fazer uma ação de planejamento, trabalhar dentro do planejamento correto”, afirma Márcia.

A titular da Sefin afirmou também que com o PCA a prefeitura mostra transparência, comprometimento e previsibilidade, manifestando respeito ao dinheiro público.

“Nós estamos organizando processos internos desde que assumimos a gestão, através da tecnologia e informação, que é uma das ferramentas mais importantes deste tempo, nós seguimos avançando”, explica a secretária de Finanças.

De acordo com a prefeitura, o PCA irá reunir todas as demandas de contratações de materiais e serviços indicados pelas secretarias e demais órgãos do Executivo Municipal para o exercício de 2025. O plano é um documento que consolida as demandas que o órgão ou entidade planeja contratar no exercício subsequente ao de sua elaboração e foi instaurado pelo Decreto de n° 15.671 de 4 de setembro de 2023, com normativas com base na nova Lei de Licitações de nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

Prefeita Adriane Lopes (PP) no lançamento do plano para atender à nova Lei de Licitações (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeita Adriane Lopes (PP) no lançamento do plano para atender à nova Lei de Licitações (Foto: Henrique Kawaminami)

Para a prefeita Adriane Lopes (PP), o plano vem para promover um planejamento de compras moderno, qualificado, com eficiência, transparência e tecnologia. Ela afirma que sua gestão já vinha se adaptando para a nova Lei de Licitações.

“Campo Grande sai na frente com mais essa ação administrativa, estamos passando, mas nós vamos deixar legado para a gestão dessa cidade. Já vínhamos nos adaptando à nova lei e com a implantação do PCA com as novas normativas a gente segue com a transparência de nossas ações e facilita ainda mais o acesso a essas informações com o nosso sistema de tecnologia”, afirmou Adriane.

Segundo a prefeitura, o PCA visa também garantir o alinhamento com o planejamento estratégico e outros instrumentos de governança existentes, além de subsidiar a elaboração de leis orçamentárias e evitar o fracionamento de despesas. O PCA deve manter a compatibilidade com o Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.

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