Prefeitura marca nova reunião para discutir corte de plantões
O eventual corte dos plantões dos servidores que atuam na rede pública de saúde do município deve ser novamente discutido na manhã desta terça-feira (24) em reunião entre trabalhadores em saúde e Poder Executivo.
Nesta manhã (23) a comissão multidisciplinar formada por representantes de diversas categorias de trabalhadores em saúde já se reuniu com o secretário municipal de administração Wilson do Prado, no entanto, não houve nenhuma definição quanto a manutenção ou corte dos plantões. A medida visa economizar cerca de R$ 5 milhões em gastos com folha de pagamento.
Na semana passada, o secretário municipal de saúde Jamal Salem (PR) garantiu que médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos não teriam as escalas alteradas.
Cortes - Segundo Sonia Maria Ferreira dos Santos, presidente da Associação dos Enfermeiros de Campo Grande, a categoria tem uma jornada de 40 horas semanais e os plantões representam pelo menos 50% dos ganhos mensais dos servidores. Com o corte, o profissional que antes tinha direito a 14 plantões agora só poderá assumir dez por mês.
Já o presidente do sindicato dos trabalhadores de enfermagem e técnicos de enfermagem do município, Hederson Fritz Morais, acredita que o corte nos plantões irá acarretar em sobrecarga para o servidor, tendo em vista que a demanda é crescente.
A coordenadora do fórum estadual de saúde, Silmara Teixeira, ressalta que, infelizmente, os plantões representam “boa parte” dos salários dos servidores, além disso, são necessários para suprir o deficit existente na saúde.