Prefeitura orienta manter distância nas filas durante vacinação contra a gripe
A campanha começa nesta terça-feira (24) e se estende até o dia 23 de maio de forma escalonada para evitar propagação do corona
Em meio à pandemia do coronavírus quem for se vacinar contra a gripe precisa ter cuidado redobrado, especialmente nas filas. A prefeitura de Campo Grande recomenda manter distância de ao menos um metro de quem está à frente. A campanha terá início nesta terça-feira (24) em tendas e nas 53 farmácias cadastradas com objetivo de evitar a propagação do corona.
Durante transmissão ao vivo feita, nesta segunda-feira (23), ao lado do prefeito Marquinhos Trad (PSD) no Facebook, a superintendente de vigilância em Saúde, Veruska Lahdo recomendou aos idosos que evitem as filas durante a campanha de vacinação, mas quando isso não for possível o ideal é manter uma distância entre um e outro. “Não precisa de aglomeração, não precisa ficar desesperado”, comentou alertando sobre o prazo da campanha.
Na primeira fase, do dia 24 de março até 15 de abril, serão vacinados os iodos e profissionais da saúde. Em seguida, entre 16 de abril e 8 de maio, a campanha será voltada para outros professores, profissionais da Segurança Pública e portadores de doenças crônicas. Na terceira fase, que será realizada até o dia 23 de maio, serão vacinadas crianças, gestantes e pessoas de 55 a 59 anos.
Segundo Veruska, esse último grupo foi um dos que mais sofreu com a gripe no último ano, quando 28 pessoas morreram diagnosticadas com vírus Influenza B. Além deste tipo, a vacina protege contra a H1N1 e H3N3.
A meta da Prefeitura de Campo Grande é vacinar 902 mil pessoas nas três fases da campanha. De acordo com Veruska, desta vez ocorreu a antecipação da campanha para evitar a propagação do corona.
Nas farmácias, a vacinação será voltada exclusivamente para os idosos. Confira os locais: