Presidente da Santa Casa quer rigor na triagem de pacientes de postos
Em entrevista concedida esta manhã, o presidente da Santa Casa Esacheu Cipriano Nascimento fez um apelo para que a Prefeitura “regule melhor e com mais rigor” os pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde ao hospital.
Esacheu defendeu que casos mais básicos fiquem nas unidades e que somente sejam encaminhados os de alta e média complexidade, que necessitem de internação, nos quais o hospital é referência em atendimento.
Ele também destacou que a Santa Casa está preparada para aumento de demanda em relação ao H1N1 e que os funcionários estão imunizados.
O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, ressalta que a regulação é hoje feita pelo governo estadual e que a partir de 1º de julho começará a funcionar o complexo de regulação de Campo Grande.
Ivandro lembra que a Capital, de forma inovadora, estabeleceu um fluxograma que garante o tratamento mais assertivo na rede pública. “Assim conseguimos padronizar o atendimento, manejar os pacientes e orientar o atendimento. Foram quase dois meses e meio de estudo”.
Mais vacinas – A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Mara Caseiro (PSDB), disse que está pleiteando reunião com a secretaria estadual de Saúde para propor ação emergencial de forma a ampliar a imunização contra H1N1, além dos grupos considerados prioritários.