ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Rede estadual pode escalonar saída dos alunos

Para Agetran, confusão gerada no trânsito por alunos é questão comportamental

Liana Feitosa | 03/03/2022 15:03
Mesmo com semáforo verde para veículos, estudantes continuam travessia na Rua Joaquim Murtinho. (Foto: Paulo Francis)
Mesmo com semáforo verde para veículos, estudantes continuam travessia na Rua Joaquim Murtinho. (Foto: Paulo Francis)

Escolas com grande fluxo no horário de saída dos alunos têm autonomia para escalonar a liberação dos estudantes para evitar problemas no trânsito em frente às unidades de ensino, segundo a SED (Secretaria de Estado de Educação). O retorno das aulas hoje (3) nas redes estadual e municipal, expõe uma rotina de aglomerações e trânsito lento na saída de escolas, como o Campo Grande News registrou na Rua Joaquim Murtinho, em frente à Escola Estadual Hércules Maymone, e na Rua Ciro Nantes da Silveira, no Jardim Seminário, em frente à Escola Estadual Antonio Delfino.

Organização - De acordo com a SED, “em algumas localidades esse é um problema constante, quando há volume muito grande de estudantes. Mas os gestores das escolas sempre procuram organizar a saída dos estudantes para minimizar qualquer problema que venha a surgir, como aglomeração ou fluxo de trânsito na frente das unidades”, explica a secretaria.

Para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a confusão no trânsito gerada na saída dos alunos é uma questão comportamental. “Se tem alunos que continuam atravessando a rua com o sinal fechado pra eles e verde para os carros, então essa é uma questão comportamental da pessoa, não somos nós que vamos fazer eles mudarem essa atitude. Se o pedestre não aprendeu isso na escola e com os pais, fica difícil. Esses alunos estão colocando a vida deles mesmos em risco”, afirma Janine de Lima Bruno, diretor-presidente da Agetran.

Segurança - De acordo com Janine, todas as condições de segurança promovidas pela agência de trânsito são suficientes para que os alunos possam atravessar a via em segurança para chegarem no terminal em frente ao colégio.

“Aquele local é totalmente seguro. Ali tem faixa de pedestres em faixa elevada, e tem semáforo com botoeira para os alunos poderem acionar o sinal vermelho para os carros pararem. Eles vão ter tempo suficiente para poder atravessar em segurança. Quando é o motorista o infrator, nós temos como penalizar, fazer ele tomar uma multa. Mas o pedestre que atravessa no sinal vermelho toma o quê? Então é comportamental, ele sabe que está se arriscando”, completa o diretor.

“Para motoristas e pedestres que passam por ali, a orientação é: educação em primeiro lugar, sempre. Isso vale para qualquer lugar e no trânsito também. Deve-se ter respeito à sinalização e o motorista precisa ter direção defensiva sempre. No trânsito, atenção total, respeito às regras, sinalizações e ao semelhantes, essas são atitudes que precisamos ter sempre”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias