Remédio simples e essencial, dipirona está em falta nos postos de saúde
A dipirona, um dos medicamentos mais populares entre médicos e pacientes, está em falta na rede pública de saúde em Campo Grande. O remédio de baixo custo e que tem efeito antitérmico e analgésico, não é encontrado há meses nas unidades de saúde.
A equipe do Campo Grande News esteve na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Universitário, onde foi informada por uma funcionária de que o medicamento está em falta há meses e em toda a rede.
Ela não soube informar o motivo do medicamento não estar sendo mais distribuído, mas afirmou que um similar está sendo oferecido no lugar.
O soldador Jeferson de Souza Araujo, 26, considera falta de respeito o medicamento não estar sendo oferecido. "É uma irresponsabilidade, um medicamento barato, simples. Para qualquer tipo de coisa, eles só receitam dipirona, agora falta o básico", opinou.
Ele conta que esteve na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário na semana passada e foi informado de que não havia o medicamento. A equipe de reportagem foi até o local, onde recebeu a mesma resposta dada pela funcionária da UBS.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio de sua assessoria, foi procurada para comentar a situação, porém até o fechamento desta matéria não obtivemos contato.
Vendas - O medicamento tem baixo custo no mercado e é facilmente adquirido em drogarias e até mesmo em supermercados.
Conforme o proprietário de uma farmácia no bairro Rita Vieira, Emerson Barros de Andrade, houve um aumento de 30% a 40% das vendas de dipirona. "Quando falta algo nos postos, reflete aqui nas vendas. Nos últimos quinze dias houve um aumento significativo nas vendas", explicou.
De acordo com Emerson, o preço da dipirona varia de R$ 1,90 até R$ 5,00, dependendo da marca do medicamento.