Rompimento de cabo causa falha na distribuição de energia no São Lourenço
Saiba como pedir ressarcimento de prejuízos em aparelhos causados por queda de energia elétrica
Moradores do Jardim São Lourenço amanheceram com problemas na rede elétrica nesta terça-feira (12). Entre as ruas Professor Xandinho e Ibirapuera, foram constatados quedas de energias pontuais, em apenas cômodos específicos das residências, e diminuição na força da rede. A preocupação de quem mora no local é com os prejuízos em eletrodomésticos.
De acordo com a Energisa, os problemas na distribuição foram gerados após um cabo romper, mas que uma equipe já foi ao local fazer os reparos. A causa do rompimento ainda está sendo apurada.
O aposentado Paulo Okimassa, 83, mora na região há 30 anos e comentou que isso nunca aconteceu no local antes. Conforme o relato, a casa não chegou a ficar totalmente sem energia, mas que ela está “bem fraquinha”.
O medo do aposentado é que a luz assim, em meia fase, estrague sua geladeira. “Desliguei as coisas, mas estou com medo da geladeira, porque é mais cara. Vou esperar ficar forte a luz para ligar ela de novo”, ressaltou.
Na casa da auxiliar administrativa, Tatiana Nunes, 38, a energia elétrica caiu duas vezes em um intervalo de duas horas, mas apenas nos quartos da residência. A queda não causou grandes transtornos porque ela conseguiu utilizar os equipamentos que precisava na sala de casa e, por isso, não enviou reclamações à Energisa.
O mecânico Nelson Yamashita, 66, percebeu que estava sem luz na mecânica onde trabalha quando voltou do horário de almoço. Como desligou todos os equipamentos de manhã, antes de sair para o intervalo, não teve prejuízos, mas vai precisar pausar os trabalhos durante a tarde. “Vou tentar adiantar alguns serviços que não precisam de iluminação”, disse.
Ressarcimento de danos - Quando há queima de aparelhos domésticos ocasionados por problemas na distribuição elétrica, o consumidor pode ser ressarcido pela Energisa.
Ele deve solicitar a reparação diretamente com a Energisa, através do 0800 722 7272 ou presencialmente na agência da distribuidora, em até 90 dias da data da ocorrência.
Ele deverá informar a unidade consumidora, data e horário da queda de energia, além do defeito do equipamento elétrico, junto com as informações sobre marca e modelo do aparelho.
Depois disso, o objeto danificado passará por uma perícia técnica para que seja determinada a causa da avaria. Caso não seja solucionado diretamente com a concessionária, o consumidor pode tentar uma solução administrativa através de audiência de conciliação no Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor).