Santa Casa volta a receber pacientes, mas segue lotada e não descarta suspensão
Hospital deixou de receber novos pacientes da noite de ontem até 7h de hoje, por conta da superlotação
Depois de plantão caótico e superlotado, a Santa Casa retomou o atendimento no PS (Pronto Socorro), embora ainda esteja atendendo acima da capacidade. Até o início da manhã, estavam com 15 pacientes na área vermelha e 6 ainda em respiração mecânica.
Ontem à noite, a Santa Casa informou que não teria condições de receber mais pacientes nas próximas 12h, “devido ao risco de desassistência”. Na área vermelha, eram 18 pacientes em área originalmente destinada para 6 pacientes. Deste total, 6 estavam em ventilação mecânica e 4 em ventilação manual.
Em nota a Santa Casa informou que o fechamento foi mantido até 7h desta sexta-feira e, no decorrer do dia, está sendo avaliado se medida extrema ainda pode ser tomada.
Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saude) disse que está fazendo monitoramento da situação e em contato direto com o hospital. Preventivamente, o fluxo de pacientes está sendo direcionado a outras instituições conveniadas para minimizar eventual sobrecarga.
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou que a Central de Regulação deixou de encaminhar pacientes durante o período de fechamento e que está acompanhando a situação com o gestor municipal, já que Campo Grande tem gestão plena de saúde.