Secretaria diz que videomonitoramento está 100% funcionando no Centro
A secretaria municipal de Segurança Pública informou, no começo da noite desta terça-feira (9), por meio de assessoria de comunicação, que a peça que faltava para colocar em funcionamento o videomonitoramento no Centro de Campo Grande, já chegou. A capacitação dos profissionais para atuar na operação do sistema acaba nesta quinta-feira (11).
Conforme a assessoria, as 22 câmeras já foram instaladas e o sistema já está 100% em funcionamento desde a segunda-feira (1º). Estão sendo capacitados 24 guardas municipais, 6 integrantes da Defesa Civil, 4 agentes de trânsito e 4 policiais militares.
Ainda segundo a assessoria, policiais civis também farão parte do grupo. A inauguração do sistema vai depender da agenda do prefeito Gilmar Olarte (PP).
Contrariando a versão da secretaria, o presidente do Conselho de Segurança da área central, Adelaido Luiz Espinoza Vila, disse nesta tarde que o sistema só não havia entrado em pleno funcionamento porque uma peça que permite fazer o armazenamento das imagens, que veio de fora, estava presa na alfândega.
Segundo ele, a informação foi repassada ao conselho durante reunião com o secretário municipal adjunto de Segurança Pública Emerson Almeida e ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). “Nos disseram que o projeto está em fase final de testes e precisa somente desta peça para fazer a inauguração”, explicou.
A previsão da secretaria é diminuir em até 30% a criminalidade no quadrilátero central de Campo Grande com o videomonitoramento. O sistema custou R$ 860 mil e veio do Ministério da Justiça, com contrapartida de R$ 150 mil do município, tendo nove quilômetros de fibra óptica.
As câmeras foram espalhadas nas ruas Rui Barbosa, 26 de Agosto, Afonso Pena, Dom Aquino e Maracaju, Mercado Municipal e Praça Ary Coelho.