Sem agenda, governo prepara outro local para testes rápidos de coronavírus
Atendimento no Parque Ayrton Senna também será dobrado nos próximos dias, de acordo com o Corpo de Bombeiros
Diante da alta demanda de testes rápidos da covid-19 no drive thru montado no Corpo de Bombeiros, no Centro da Capital, o governo do Estado prepara um novo espaço para atendimento.
Não há mais agenda para teste rápido (feito a parto de gota de sangue extraída de um dedo) no quartel central até 31 de julho e também não haá previsão para abrir a agenda de agosto. O exame RT-PCR, analisado através de material coletado do nariz, segue com agendamento, mas o paciente precisa apresentar os sintomas e passa por questionário.
De acordo com o coronel Marcello Fraiha, coordenador da testagem, o novo espaço deve ser anunciando nos próximos dias, mas não será no mesmo formato de drive thru.
O coordenador também informou que o atendimento no polo do Parque Ayrton Senna, onde a testagem é feita a partir da espontânea, será dobrado a partir da próxima semana. “Serão mais 150 testes”, avisa.
Sobre a falta de agendamento no drive thru do quartel central, onde são realizados 109 exames RT-PCR e 140 testes rápidos diariamente, o coronel do Corpo de Bombeiros informou que “há excesso de procura". "A procura está demasiadamente grande. Se eu posso abrir dez pontos [de testagem], todo mundo vai querer ser testado e na pior fase do surto”, diz.
Diante deste cenário, o coordenador de testagem alerta a população para o distanciamento social. “É uma bola de neve. Quanto menos se cuidarem, mais vão querer [testes]. A estrutura está sobrecarregada. Quando chega ao nosso limite, direcionamos para o Parque Ayrton Senna”, completa.