ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Sistema de compartilhamento de bicicletas será votado hoje na Câmara Municipal

O texto foi enviado pela prefeitura em novembro e pretende incentivar o uso do transporte público na Capital

Por Jackeline Oliveira | 29/12/2023 10:30
Modelo de bicicletas com sistema de compartilhamento (Foto: Divulgação/Tembici)
Modelo de bicicletas com sistema de compartilhamento (Foto: Divulgação/Tembici)

Será votado nesta sexta-feira (29), na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Campo Grande, o projeto de lei enviado pela prefeita Adriane Lopes (PP) no início de novembro, sobre a criação de um Sistema de Compartilhamento de Bicicletas, que tem como objetivo selecionar empresas para fazer o aluguel de bicicletas na cidade com meios eletrônicos de pagamento.

O projeto precisa da maioria absoluta dos votos para ser aprovado, ou seja, 15 votos. Depois, será encaminhado para a sanção da prefeita que fará ainda um documento que trará regras mais específicas.

Conforme publicado no Campo Grande News, a prefeitura pretende fazer um processo de seleção para cadastrar empresas, classificadas como OMTA (Operadora de Modal de Transporte Ativo). A rota das estações deverá ser integrada à malha cicloviária da cidade e complementar às demais redes de transporte.

Segundo a prefeitura, uma das exigências é que o sistema de bicicletas deverá estimular o uso do transporte coletivo, ou seja, as estações de embarque e desembarque de bicicletas deverão estar próximas aos pontos de ônibus e terminais.

As empresas escolhidas e cadastradas para oferecer o serviço deverão fazer um estudo para implantação e expansão do sistema e também administrar a plataforma tecnológica do compartilhamento das bicicletas, bem como apresentar outros meios para a disponibilização do serviço.

Esse tipo de serviço já é oferecido em várias capitais do país e é visto como uma maneira econômica, sustentável e saudável de se locomover na cidade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias