Sistema de controle de tráfego foca na diminuição do tempo de viagem de ônibus
Com monitoramento em tempo real, fluxo do trânsito vai priorizar transporte coletivo em horários de pico
Para melhorar o fluxo do trânsito na Rua Rui Barbosa, a prefeitura anunciou nesta quarta-feira (2) que o controle de tráfego em tempo real terá como foco a diminuição do tempo de viagem no transporte coletivo. O objetivo é dar prioridade aos ônibus em horários de pico ou quando o fluxo está lento.
De acordo com a Prefeitura, os controladores de tráfego estão em operação desde o final de julho. A medida é parte do projeto "Cidade Inteligente", que busca utilizar as TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) na otimização de operações e serviços urbanos.
Entretanto, o uso de TICs não será apenas aplicado ao trânsito. A prefeitura anunciou que câmeras de monitoramento também foram instaladas, para garantir a vigilância contínua e maior segurança aos passageiros.
A iluminação da rua também foi aprimorada com a substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED, que possuem uma maior capacidade de iluminação e consomem menos energia elétrica.
Licitação - A prefeitura também anunciou nesta quarta-feira (2) que está em andamento o processo de licitação para a contratação de empresa especializada para implantação de fibra óptica e tecnologia da informação na Rui Barbosa e na região central, ambas requalificadas pelo Reviva.
O projeto prevê uma abrangente instalação de mais de 27 km de fibra óptica no quadrilátero central (englobando mais de 100 quadras) e ao longo da Rua Rui Barbosa. Além disso, estão planejadas a instalação de 75 câmeras de videomonitoramento na área central e 43 câmeras na Rua Rui Barbosa. Também serão colocadas 10 câmeras adicionais nas estações de embarque e desembarque (duas em cada estação).
Onda verde - Embora seja anunciada como uma novidade, a sincronização de semáforos em Campo Grande já está em funcionamento em outras 16 vias da Capital.
De acordo com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), além da Rui Barbosa, contam com o sistema de coordenação semafórica a Avenida Afonso Pena; Avenida Mato Grosso; Avenida Fernando Corrêa da Costa; Avenida Calógeras; Avenida Eduardo Elias Zahran; Avenida Júlio de Castilho; Avenida Ceará; Rua 13 de Maio; Rua Pedro Celestino; Rua Padre João Crippa; Rua José Antônio; Rua 13 de Junho; Rua 25 de Dezembro; Rua Bahia e Rua Antônio Maria Coelho.
Existem dois tipos de controladores semafóricos, que são os de tempo fixo e por demanda de tráfego. Ambos são utilizados em Campo Grande, sendo 14 vias com tempo fixo e apenas a Rui Barbosa e Eduardo Elias Zahran operados por demanda de tráfego.
Em entrevista concedida ao Campo Grande News, o diretor-presidente da Agetran, Janine de Lima Bruno, explica que a velocidade ideal para conseguir transitar com a maior parte de semáforos abertos é de 45 km/h.
Segundo Janine, a intenção é aumentar o número de controladores por demanda de tráfego em Campo Grande, mas por enquanto não há previsão de expandir esse sistema devido ao alto custo para aquisição.
Receba as principais notícias do Estado pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.