Sonia Guajajara se reuniu com Riedel para avançar políticas públicas indígenas
Ministra fez cumpriu maratona de agendas oficiais no Estado, em meio a conflitos fundiários em Douradina
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, concluiu a agenda de compromissos oficiais em Mato Grosso do Sul, na noite desta terça-feira (6), com uma reunião em Campo Grande, com o governador Eduardo Riedel (PSDB).
O encontro serviu para discutir o avanço e parceria para ampliar as políticas públicas às comunidades indígenas no Estado. Participou da reunião a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana. Durante o dia, a comitiva ministerial esteve no sul do Estado, onde há conflito de terras entre fazendeiros e indígenas guarani kaiowá.
“Sempre temos que destacar a competência do Estado em parceria com a União e outros entes, para levar políticas públicas para dentro das comunidades indígenas, que é muito importante, em áreas como educação, saúde e capacitação, que se tratam de ações que vão transformando aos poucos as perspectivas de vida dentro das comunidades”, afirmou o governador.
A ministra também destacou a importância desta parceria e trabalho conjunto para levar melhor qualidade de vida aos povos originários do Estado. “Estamos aqui dando continuidade a um trabalho, que já estávamos fazendo em parceria com o Governo do Estado, que é levar políticas públicas aos territórios indígenas”, ressaltou Guajajara.
A reunião foi realizada no Gabinete do Receptivo do Governo do MS, com a presença da comitiva da ministra e dos secretários estaduais Rodrigo Perez (Segov) e Viviane Luiza (Cidadania), além da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia.
Também integraram a comitiva ministerial o secretário executivo do MPI, Eloy Terena e o secretário nacional de Direitos Territoriais Indígenas, Marcos Kaingang.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.