ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Usando "chapolim", 4 são presos por furtos em carros estacionados em mercados

Dois foram pegos ontem pela Deleagro e mais dois hoje no Parque dos Poderes

Por Lucia Morel | 16/02/2024 18:08
Blqqueadores de sinal, conhecidos como "chapolin", apreendidos com criminosos (Foto: Divulgação | PCMS)
Blqqueadores de sinal, conhecidos como "chapolin", apreendidos com criminosos (Foto: Divulgação | PCMS)

Quatro homens que realizavam furto em veículos estacionados em supermercados foram presos entre ontem e hoje pela Polícia Civil em Campo Grande. Dois foram pegos ontem pela Deleagro (Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato) por volta das 21h30 da noite e outra dupla na manhã de hoje, no Parque dos Poderes.

Em ambos os casos, os criminosos usavam aparelho chamado de “chapolim”, conhecidos por serem bloqueadores de alarmes de veículos.

Boletim de ocorrência do caso desta manhã revela que policiais do GOI (Grupo de Operações e Investigações) começaram a investigar a alta quantidade de ocorrências desse tipo na Capital e identificaram um C4 Citroen de São Paulo (SP) como o usado nos furtos ao interior dos veículos.

Por volta das 11h de hoje, os policiais receberam informações de veículo com as mesmas características trafegando pelas ruas do Parque dos Poderes e assim, foram até o local na tentativa de abordar os ocupantes. O Citroen foi então encontrado parado em um dos estacionamentos do parque.

Ao ver os policiais, o motorista deu partida no carro e tentou fugir, mas foi parado na abordagem. Foram identificados João Vincius Menezes Araújo, que é foragido sistema prisional e Higor Lucas Lopes Gomes, que estava em liberdade condicional como autores dos furtos, e acabaram confessando que estavam no Parque dos Poderes para furtar objetos de dentro dos carros estacionados por lá. Eles têm 25 e 35 anos de idade.

Foi encontrado o aparelho bloqueador de alarmes com a dupla, que foi levada para a Depac/Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), no bairro Tiradentes.

A Polícia Civil conseguiu confirmar ao menos um furto realizado pela dupla, em 27 de janeiro, em veículo estacionado no Atacadão da avenida Costa e Silva. Na data, o proprietário do carro invadido registrou boletim de ocorrência ao verificar mensagens no celular informando sobre débitos no cartão de crédito que ele não havia realizado. A vítima confirmou através de imagens das câmeras de segurança do mercado que o furto havia ocorrido lá.

Quinta-feira – Já ontem, em diligências encaminhadas pela Deleagro, outros dois foram presos. Os nomes não foram divulgados, mas os criminosos têm 29 e 33 anos de idade. Nota da Polícia Civil indica que eles também usavam o “chapolim” para abrir os carros e furtar objetos de valor. Ambos eram fugitivos da Justiça e um deles tem 59 ocorrências policiais em seu nome e o outro, 27.

Segundo a polícia, a busca era por três homens que estariam agindo em associação criminosa para furtar objetos no interior de veículos estacionados em estabelecimentos comerciais, especialmente supermercados de Campo Grande usando bloqueadores de alarmes.

A Deleagro, assim como o GOI, tinha a identificação do carro usado nos furtos e passou a monitorar alguns pontos da cidade. Assim, por volta das 21h30 de ontem, sem falar onde, a delegacia localizou dois dos autores em veículo com as mesmas características. Houve perseguição e tentativa de fuga, mas a dupla foi presa.

Foram apreendidos o “chapolim”, objetos furtados e uma máquina de cartão com conta em nome do terceiro indivíduo procurado. Tal máquina era usada para “furtar valores de contas das vítimas utilizando de cartões subtraídos durante as ações delituosas”, cita nota da Polícia Civil. Eles foram encaminhados para a Depac.

Denúncias para a Deleagro podem ser feitas pelo telefone: (67) 99225-6397 (WhatsApp).

Nos siga no Google Notícias