Vacinação contra gripe começa hoje com 25,3 mil doses disponíveis
Confira abaixo o público-alvo da campanha que atinge 74 unidades de saúde
A partir desta quinta-feira (27), Campo Grande dá início à campanha de vacinação contra a gripe. Com a chegada do primeiro lote de 25,3 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, a imunização será realizada nas 74 unidades de saúde, com prioridade para os grupos de maior risco.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A campanha de vacinação contra a gripe começa hoje em Campo Grande, com 25,3 mil doses disponíveis. A imunização será realizada em 74 unidades de saúde, priorizando grupos de risco, como crianças, gestantes, indígenas, profissionais de saúde e idosos. A secretária de Saúde, Rosana Leite, destacou a importância da prevenção, especialmente com o aumento de doenças respiratórias. A superintendente Veruska Lahdo reforçou que a vacina é crucial para reduzir o risco de complicações e mortes. A vacinação visa garantir alta cobertura entre os grupos prioritários.
Confira abaixo o público-alvo
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas e quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da saúde e professores
- Profissionais das Forças de Segurança, Forças Armadas e Salvamento
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo
- Trabalhadores portuários e dos Correios
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Idosos com 60 anos ou mais
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforçou a importância da prevenção, especialmente diante do avanço das doenças respiratórias. "Se apresentar sintomas gripais, como tosse e coriza, utilize máscara e evite contato próximo, principalmente com crianças e idosos", alertou.
Já a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiental, Veruska Lahdo, destacou que a vacina contra a Influenza é a principal estratégia de prevenção. "Ela reduz o risco de agravamento da doença, internações hospitalares e óbitos. Por isso, garantir uma alta cobertura vacinal entre os grupos prioritários é fundamental", afirmou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.