Vacinação contra gripe começa segunda na Capital com 23 mil doses disponíveis
Públicos prioritários poderão procurar unidades de saúde para receber imunizante
Da primeira remessa de imunizantes contra a gripe distribuídos pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) entre os municípios de Mato Grosso do Sul, 23 mil doses estarão disponíveis para aplicação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Grande a partir da próxima segunda-feira (10). O público prioritário ainda será confirmado pela secretaria.
Para receber a imunização, é preciso ir até a UBS mais próxima da residência portando o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), documento pessoal com foto e documento atualizado para comprovação do grupo que pertence.
Antecipação devido a aumento de casos – Está liberada pela SES, desde esta terça-feira (28), a retirada de imunizantes pelas prefeituras e o início da aplicação da vacina contra o vírus influenza, que causa a gripe, nos 79 municípios do Estado. A primeira remessa recebida do Ministério da Saúde contém 92 mil imunizantes, no total.
A autorização para o começo da vacinação ocorre em Mato Grosso do Sul antes do início oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, que será em 10 de abril. Os motivos da antecipação são o aumento de casos de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) registrados pelo Estado e o início do outono que, por ser uma estação mais seca, acaba favorecendo a transmissão de vírus respiratórios.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) informou ontem (28) ao Campo Grande News que, a princípio, iria seguir o calendário nacional. A pasta, no entanto, anunciou nesta quarta-feira (29) que iria começar a aplicar o imunizante mais cedo.
Em Corumbá, município da fronteira do Estado, a vacinação começou nesta quarta-feira (29) em todas as UBS. Localizado na região sul, Dourados confirmou que as doses estarão disponíveis a partir da segunda-feira (3) para a população nas UBS e no PAM (Pronto Atendimento Médico). Outro município que confirmou a data de início das imunizações foi Três Lagoas, que começa a aplicar a vacina nesta sexta-feira (31). Ponta Porã poderá começar a campanha também na sexta, de acordo com previsão informada pela Secretaria de Saúde do município.
Segunda remessa - Uma segunda remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde deve chegar em Campo Grande ainda nesta semana, segundo a SES. A nova leva também será repartida entre os municípios, conforme os critérios relacionados à população e público-alvo.