Vento de 72 km/h derruba árvores de norte a sul em Campo Grande
Rajadas de vento de 72 km/h derrubaram várias árvores em Campo Grande na tarde desta segunda-feira (9) segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Uniderp. O Campo Grande News acompanhou os transtornos causados por sete quedas em diferentes regiões da capital.
A primeira ocorrência foi registrada na rua Paulo Coelho Machado, a antiga rua Furnas, ao lado do shopping Campo Grande. A árvore estava plantada na calçada ao lado, ao cair, obstruiu a calçada e metade da pista no sentido que liga o bairro ao centro.
Cuidados - Os funcionários do shopping notaram o transtorno e colocaram cones para sinalizar. Por causa da queda, os pedestres precisaram desviar do trecho, usando a rua. Devido à visibilidade do local, a prática pode significar riscos aos pedestres, já que não dá para passar pela calçada.
Na rua Rui Barbosa, galho caiu em frente à Santa Casa. Ninguém se feriu, nem houve prejuízos materiais. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou poda, liberando a circulação de pessoas no local que é de grande movimento.
No Jardim São Lourenço, na rua Vista Alegre, uma árvore caiu em frente à uma residência, sobre a rua, atrapalhando o trânsito. Segundo o pedreiro Ronaldo Fernandes de Souza, de 48 anos, ele estava trabalhando em uma obra em frente ao local quando ouviu um forte barulho.
Susto - "Estava chovendo forte e ventando muito quando a árvore caiu. Por causa disso, paramos um pouco de mexer na casa, na reforma, e ficamos um pouco na varanda, quando ouvimos o estrondo. Ficaram preocupados, fomos ver e era a árvore", contou.
A chuva foi rápida, durou no máximo 15 minutos, segundo o pedreiro, mas foi forte, assim como os ventos. As raízes da planta, aparentemente rasas, podem ter facilitado a queda. Na rua, que é mão-dupla, só um veículo conseguiu passar por vez.
Câmara - No mesmo bairro outra árvore caiu, essa na rua Manoel Laburu. De porte médio, também obstruiu calçada e via. Na avenida Ricardo Brandão, em frente à Câmara Municipal, o vento entortou uma árvore, deixando parte dos galhos dela sobre a via, colocando em risco principalmente motociclistas que passam pelo local. Já na Moreninha II, na rua Barueri, uma árvore causou prejuízos materiais ao cair sobre um veículo.