"Vi arma, fiquei em choque", diz vítima de assalto que acabou em suspeito morto
Jhonatan Barbosa Montenegro, 28 anos, reagiu e morreu baleado; o comparsa conseguiu fugir
Ainda em choque, a enfermeira de 35 anos se recupera do susto vivido na noite desta quarta-feira (18) após ser vítima de assalto, em Campo Grande. O caso terminou na morte do suspeito, Jhonatan Barbosa Montenegro, 28 anos, que trocou tiros com a Polícia Militar. O comparsa dele conseguiu fugir.
Na manhã desta quinta-feira (19), a enfermeira conversou com a reportagem do Campo Grande News na casa onde vive, no Jardim Alto São Francisco, e contou como se deram os fatos. Relatou que havia voltado do shopping com o marido e pararam na frente de casa para fazer o cadastro do controle de um portão novo.
"Só que quando usava o controle do próprio portão, ele ficava abrindo e fechando. Então, a gente resolveu descer um pouco a rua e até levei minha cachorrinha", conta. Foi quando, na esquina da casa, dois bandidos abordaram as vítimas. "Parou um carro do lado, até então achei que alguém iria pedir informação, alguém que não era do bairro".
Porém, o casal foi surpreendido com uma arma. "Chegou pelas costas do meu marido. Eu vi a arma, mas ainda não estava acreditando que seria um assalto", lembra a enfermeira. "Falou 'perdeu, perdeu, desce do carro'. Meu marido desceu, mas eu demorei uns dois segundos ara entender o que estava acontecendo".
A vítima ainda tentou pegar o celular, mas não conseguiu. "Depois, vi que um seguiu sentido a Avenida Euler de Azevedo e o carro nosso sentido ao Bairro Santa Luzia, Vila Nasser", conta. Assustado, o casal correu para casa e pediu ajuda de uma vizinha, que acionou a polícia.
Os celulares da vítima foram encontrados jogados a poucas quadras do local do crime. "Mais tarde fomos informados que o carro, que tinha rastreador, foi encontrado e que infelizmente o rapaz morreu. Fiquei em choque, mas estou aliviada porque a gente está em casa. Foi um susto", finaliza.
Confronto - Em contato com a central de monitoramento do veículo, os policias tiveram informação que o automóvel Fiat Strada estava no Anel Rodoviário Doutor Ricardo Trad, próximo a MS-010. Então, foram até o local indicado e, ao chegarem, viram o carro estacionado às margens da rodovia. Quando se aproximaram, foi possível perceber que um homem havia descido e corrido em direção à área de vegetação.
A área foi cercada pelos policiais e, ao entrarem na mata, Jhonatan estava agachado atrás de um arbusto. Foi ordenado que ele se levantasse e colocasse a mão na cabeça, mas o comando não foi obedecido, momento em que o assaltante atirou. Os policias atiraram e acabaram atingindo o suspeito, que morreu na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino.
As armas dos policiais foram apreendidas, bem como um revólver calibre .22 que estava com o assaltante. O outro suspeito de assaltar o casal não foi localizado até o momento. O veículo da vítima foi recuperado e, após ser periciado, será devolvido.
A reportagem pesquisou e encontrou processo de homicídio no trânsito no nome de Jhonatan. Segundo os autos, na noite do dia 8 de janeiro de 2014, no Conjunto Residencial Estrela do Sul, Jhonatan ocupava uma moto, quando atropelou e matou um idoso "(...) em razão de sua imprudência, sem possuir permissão para dirigir ou carteira de habilitação".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.