Via que era asfaltada só "no papel" ganha pavimento e desafoga Rua da Divisão
Moradores relatam que há 20 anos Rua dos Gonçalves ficava intransitável em épocas de chuva
Na divisa dos bairros Pioneiros e Centenário, a Rua dos Gonçalves ganhou asfalto na extensão de 1,6 quilômetros e se tornou um importante acesso a quem segue no sentido Centro aos demais bairros da região Sul, desafogando a Rua da Divisão. Com o fim da obra que custou R$ 4 milhões, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), visitou o local na manhã deste sábado (3). Ela revelou que nos sistemas da prefeitura, o bairro todo constava como asfaltado há tempos, mas a pavimentação estava somente "no papel".
Além da melhoria no tráfego, moradores comemoram o fim de enchentes, pois a via alagava ao receber águas das chuvas de outros bairros na época das chuvas, e ainda a valorização dos imóveis, que chega a 30% segundo o corretor de imóveis Moacir da Silva Andrade, de 61 anos. Ele mora no Jardim Morenão, bem próximo à Rua dos Gonçalves.
“Essa drenagem e asfaltamento era esperada há mais de 20 anos. Os alagamentos eram constantes e tudo isso acabou. Além de melhorar para os comerciantes trouxe a valorização aos imóveis. Alguns já subiram o valor em 30% desde que o asfalto chegou”, conta o corretor.
Há mais de 7,2 mil moradores na região que serão impactados com a obra. A aposentada Maria de Fátima Bueno, de 65 anos, está no bairro há 30 anos e classifica o asfalto como um “sonho realizado”. A Rua Eva Perón, já asfaltada, faz a ligação da Rua dos Gonçalves com os bairros Pioneiros, Jardim Morenão, Roselândia, Monte Alegre e Porto Galo.
“Era uma promessa antiga que vários prefeitos prometeram, mas não cumpriram. Era só buraco e lixo na rua, impossível de andar quando chovia”, conta.
A prefeita contou que visitou os moradores no início de 2023. "Essa rua era um pleito muito antigo, ouvimos a população e eles criticaram porque constam como asfaltado, mas nunca havia sido pavimentado. E interligar a Avenida Ana Luiza de Souza à Avenida Guaicurus criou um fluxo mais rápido para quem trabalha nessa região. Trabalhamos para trazer a drenagem também e hoje viemos aqui para entender o que mudou na vida das pessoas, ver o quanto estão feliz e sentindo-se atendidos”, comentou a prefeita.