Em seminário do Trabalho e Emprego, sistema nacional é implantado em MS
Na tarde desta segunda-feira (27), foi feita a abertura oficial do I Seminário do Trabalho, Emprego e Renda de Mato Grosso do Sul. Na ocasião foi lançado o SUT (Sistema Único de Trabalho), que está sendo implantado em todo o país e tem o objetivo de organizar, modernizar e desenvolver o setor de trabalho e emprego nos estados.
Para isso, amanha durante todo o dia, serão realizadas palestras que vão oferecer treinamento aos trabalhadores do segmento de emprego do Estado. De acordo com o superintendente da Funtrab/MS, Wilton Acosta, o seminário quer se aprofundar nas políticas de emprego e renda. "Queremos estender o microcrédito, por exemplo, para fomentar a economia. Por isso serão dadas essas palestras e na quarta haverá treinamento dos servidores do SUT".
Ele entregou ao secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco José Ponte Ibiapina, em mãos, um dos projetos da Funtrab que visa alavancar o setor de trabalho estadual. Ele não detalhou o projeto, apenas adiantou que quer oferecer qualificação profissional a 87 mil pessoas.
Ambos acreditam que o caminho para o desenvolvimento do trabalhador é ampliar as políticas públicas e oferecer mais qualificação profissional. De acordo com Ponte, o MTE já tem um projeto que visa qualificar por meio da educação a distância, chamado Universidade do Trabalhador.
Que nada mais é do que oferecer cursos de qualificação profissional via EAD, em parceria com a UnB (Universidade de Brasília). "Temos que avançar, modernizar o sistema público de emprego em conjunto com o estado, União e municípios", afirma o secretário-executivo.
Presente no evento, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) aproveitou para falar sobre o segmento. "O país passa por baixo crescimento econômico e elevação da taxa de desemprego, então precisamos criar oportunidades de emprego e a melhor forma de fazermos isso é tendo mão de obra qualificada. Temos um ambiente favorável e precisamos criar essas oportunidades".