Feirão de emprego para pessoas com deficiência atrai poucos candidatos
Apenas 50 candidatos apareceram para concorrer as 133 vagas disponibilizadas pela Funtrab
Feirão da Rodada de Empregabilidade para PcD (Pessoa com Deficiência) realizado nesta sexta-feira (20) no Bioparque Pantanal, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, atraiu 50 candidatos. Equipes de RH (Recursos Humanos) de 18 empresas de diversos setores ofereceram 133 oportunidades.
Há cinco meses procurando emprego, a cadeirante Elisângela Valiente, de 33 anos, gostou da ação. “Feliz por pensarem na empregabilidade da pessoa com deficiência”, disse. Ela passou por entrevistas em algumas empresas, mas não detalhou quantas e ainda não havia recebido a resposta final.
Sobre o mercado de trabalho para PcD, Elisângela avalia como péssimo. Ela afirmou que as empresas não estão preparadas para receber pessoas 100% cegas, surdas ou cadeirantes por falta de acessibilidade. “Eles procuram outros tipos de pessoas para esses cargos”, lamentou.
Conforme a diretora presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho), Marina Deobashi, o feirão foi a realização do que foi construído e pensado há 1 ano. “O dia D da empregabilidade para pessoas com deficiência foi uma satisfação porque a gente não sabia como ia ser, se iríamos dar conta de conversar com as pessoas que têm dificuldade na audição e com os deficientes visuais, mas foi um sucesso. Conseguimos apoio da Secretaria de Educação que disponibilizou intérprete de libras”, comemorou.
O Feirão foi das 8h às 11h. Para os candidatos que não puderam comparecer, Marina afirma que podem procurar a Funtrab que sempre há vagas disponíveis para pessoas com deficiência. “As vagas eram diversas e tinham desde empresa de comércio varejista e atacadista à empresa de tecnologia e saúde”, destacou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.