Veja como funciona aplicativo para procurar emprego sem sair de casa
É só baixar aplicativo e fazer o cadastro. Com isso, ir até Funsat ou Funtrab só é necessário se surgir instabilidade no app
As filas de emprego de quem foi jogado no olho do furacão com a crise econômica do coronavírus crescem todos os dias. Em Campo Grande as aglomerações ocorrem na Funsat (Fundação Social do Trabalho) e Funtrab (Fundação do Trabalho), as duas agências municipal e estadual ligadas ao emprego. Para quem vai em buscar de oportunidade, ainda assim, aplicativo do governo federal resolve o problema
Nem precisa sair de casa. É o sine fácil, um aplicativo de celular. O nome é uma alusão ao Sine (Sistema Nacional de Emprego), o sistema do governo federal onde se mede, por exemplo, quantos estão com trabalho formalizado com registro em carteira e como está o cenário do desemprego.
O app começou a ser desenvolvido em 2016 pelo dataprev, mas só foi lançado oficialmente em 23 de maio de 2017. Pelo aplicativo de celular o trabalhador verifica disponibilidade de vagas de emprego, atualiza o currículo, acompanha processos seletivos, consulta entrevistas agendadas e informa o resultado do processo de contratação.
Veja como é fácil
Dados do governo afirmam que os milhões de downloads já superaram as visitas às agências de emprego para atendimento presencial. Além das vagas, também é possível acompanhar a situação do seguro-desemprego e acessar informações sobre abono salarial.
O que eu tenho que fazer – O aplicativo está disponível nas lojas online do seu celular, seja IOS ou Android. O download é gratuito. Acesse a loja de aplicativos e digite sine fácil. Clique no primeiro que aparecer, pois é esse que tem o nome exato do aplicativo oficial.
Depois que o app foi baixado, abra, arraste as primeiras informações para o lado. Duas opções vão aparecer. A primeira é: entrar pelo gov.br. Se você não tem cadastro no sistema do governo federal, é só clicar e preencher com CPF, email e celular. Feito isso, no site você consegue acesso ao QR Code.
Se você já tem cadastro e já abriu o QR Code, é só aproximar o celular do código e abrir.
Instabilidade – Algumas pessoas estão com problemas para conseguir o QR Code. A assessora de imprensa da Funtrab informou que, quando isso ocorre, é só ir até a agência e fazer o cadastro. Seja pelo aplicativo ou pelo atendimento presencial, é preciso ter a carteira de trabalho em mãos.
O trabalhador sai de lá com uma folha com os dados e o QR Code para acessar o aplicativo.
Até entrevista – Até as entrevistas de emprego podem ser agendadas diretamente pelo app, sem mediador. O sine fácil ainda possui uma versão para o empregador, em que é possível disponibilizar vagas de emprego, pesquisar currículos de candidatos, selecionar trabalhadores para participar de processos seletivos, consultar entrevistas agendadas e informar o resultado do processo de contratação.
Cenário em Campo Grande – Novo diretor presidente da Funsat, Luciano Martins programa levantamento para saber como as pessoas estão tendo acesso às tecnologias do governo federal para evitarem deslocamentos, que, entre outras medidas, garante o distanciamento social. No Brasil já são mais de 5 milhões de download.
“Uma das primeiras medidas será fazer esse levantamento maciço, temos que ver como está o uso aqui”, disse.