Estado pode ter a 1ª geada na madrugada mais fria do ano
Institutos de meteorologia preveem temperatura de até 3 graus na madrugada desta terça-feira (27) e municípios de Mato Grosso do Sul podem registrar a primeira geada do ano. A possibilidade é maior em Ponta Porã, Aral Moreira e Amambai. Os campo-grandenses também precisam preparar as cobertas para enfrentar frio de até seis graus.
De acordo com o meteorologista da Anhanguera/Uniderp, Natálio Abrahão Filho, as temperaturas mais baixas devem ser registradas nas regiões sudoeste e sul, que compreendem os municípios entre Dourados a Mundo Novo. “Há chance de geada nestas cidades”, alertou.
A previsão leva em consideração o risco de o frio chegar a 4 graus, quando o estado da água passa de líquido a sólido. “Há possibilidade de a mínima atingir a 3 graus”, comentou Natálio.
As previsões dos institutos Clima Tempo e Tempo Agora ratificam a tendência gelada que paira em Mato Grosso do Sul. Em Dourados, segundo aposta do Tempo Agora, a temperatura mais baixa será de 7 graus, em Ponta Porã, de 6 e, em Amambai, de 5 graus. O Clima Tempo prevê mínima de 4 graus em Amambai.
Em Campo Grande, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e o Clima Tempo estimam a madrugada mais fria do ano, com temperatura de 8 graus. Hoje, conforme Natálio, a mínima foi de 8,7 graus. Já previsão do Tempo Agora aposta em frio de até 6 graus, na Capital. Agora, segundo o instituto, a temperatura é de 13 graus na cidade.
Na região leste, de acordo com o Inmet, a madrugada também será gelada e a mínima deverá bater a casa dos 8 graus. Mesma tendência prevista para os moradores da região do Pantanal. Segundo o Clima Tempo, a mínima em Corumbá será de 13 graus e, em Três Lagoas, 10.
Virada – A partir de quarta-feira (28), os institutos preveem a volta gradativa do calor. As nuvens deverão abrir espaço para o sol, que elevará a temperatura. Na sexta-feira (30), por exemplo, a mínima em Campo Grande será de 18 graus e a máxima de 27, segundo o Clima Tempo.