Ferrovia entre MS e PR será principal canal de escoamento de grãos
O secretário de Infraestrutura e Logística da Ferroeste, José Richa Filho, disse hoje que a ferrovia que liga o Porto de Paranaguá a cidade de Guaíra pode se consolidar como o principal canal de escoamento de grãos, fortalecendo a indústria moageira de Mato Grosso do Sul. A intenção é estender a linha férrea de Guaíra até Dourados, no Sul do Estado.
José Richa participou hoje de reunião na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A direção da Ferroeste também estará presente amanhã no encontro entre os governadores do Paraná, Beto Richa, e de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Os chefes do executivo se reúnem com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
“A extensão da Ferroeste até Dourados vai fortalecer os terminais exportadores de grãos e farelos no Mato Grosso do Sul”, afirmou José Richa.
Para o secretário, os investimentos na infraestrutura viária visam diminuir os custos e aumentar a competitividade do setor produtivo. “A ferrovia é a melhor opção para o transporte de grandes volumes a grandes distâncias”, ressaltou.
Nesta terça-feira, o governador André Puccinelli disse que vai dar atenção especial aos modais de transporte e a projetos estratégicos de grande porte “para atração de novos empreendimentos” ao Estado. A declaração foi feita na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.
Os governadores do Paraná e de Mato Grosso do Sul batalham junto ao Ministério dos Transportes para que as obras do ramal entre Cascavel e Guaíra sejam contempladas no PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A intenção é que o ramal Guaíra – Dourados também esteja inserido no PAC-2.
O presidente da Ferroeste, Maurício Querino Theodoro, cita que a produção agrícola dos dois Estados é muito expressiva, ao dizer que Mato Grosso do Sul e o Paraná são os celeiros do Brasil. “A produção chega a 16 milhões de toneladas por ano”.