Após 17 casos de covid, presídios feminino e masculino terão testagem em massa
Um lote com mil testes rápidos já foi enviado pela Ses (Secretaria Estadual de Saúde) para a cidade
Cerca de mil pessoas entre detentos e servidores dos presídios masculino e feminino de Corumbá - cidade a 419 quilômetros de Campo Grande -, devem ser testados para a covid-19 ainda nesta semana. Um lote com os testes rápidos já foi enviado pela Ses (Secretaria Estadual de Saúde), para a a realização da testagem em massa nas duas unidades prisionais da cidade.
Até o momento, 17 casos entre internos foram constatados na unidade masculina e ainda nenhum foi identificado na feminina entre as detentas, conforme relatório diário informado pelas unidades prisionais. Em Corumbá, o mutirão será realizado com o apoio da Secretaria de Saúde do Município e deve iniciar ainda esta semana.
Desde o início da semana passada, a Secretaria de Saúde de Corumbá está auxiliando a Agepen nas ações de enfrentamento à Covid-19 no Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá, com a constatação dos primeiros casos.
Uma equipe multidisciplinar realizou visita no local, um médico do município prestou atendimento a todos que apresentavam sintomas e foi disponibilizada a medicação necessária. Todos que apresentam sintomas vêm sendo testados. Familiares dos que testam positivo estão sendo informados pela equipe da unidade prisional.
Um detento chegou a ser encaminhado para internação na rede hospitalar, mas já teve alta e está recebendo os devidos cuidados na unidade prisional. Além das testagens, o Estabelecimento Penal de Corumbá recebeu orientação da Vigilância Sanitária do Município quanto ao isolamento e medidas de biossegurança, que estão sendo atendidas.
O município informou que irá disponibilizar termômetro infravermelho e oxímetro, além de capacitar a equipe de saúde do presídio para monitorar diariamente o quadro de saúde dos positivos.
Em massa - Os testes enviados para Corumbá integram o montante de 4 mil unidades que a Ses, destinou para detecção da covid-19 à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), para tentar controlar a proliferação dos vírus nos presídios do Estado.
De acordo com a chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, os demais testes serão distribuídos conforme a necessidade de cada estabelecimento prisional. “Estamos definindo a logística de distribuição, pois em algumas outras unidades já tivemos um volume considerável de aplicações ou mesmo a totalidade de internos e servidores testados”, explica.
Dados do Comitê da Agepen de Enfrentamento à Covid-19, apontam que até o dia 31 de agosto 868 casos positivos da doença foram contatados entre os custodiados de todo Mato Grosso do Sul, dos quais cerca de 71% já estão recuperados; entre os servidores foram 146 positivados, destes apenas 18,5% ainda estão em tratamento.