Exposição SOS Mata Atlântica permanece em Dourados até este domingo
A exposição itinerante SOS Mata Atlântica permanece em Dourados até este domingo. Desde quarta-feira, um caminhão do projeto está no calçadão da Praça Antônio João, fazendo atividades, principalmente com participação de alunos das escolas públicas. A exposição é promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica, de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A bióloga e educadora ambiental do Imam (Instituto do Meio Ambiente) Helaine Nonato Camilo informou que Dourados é a única cidade do Centro-Oeste a receber a exposição.
De acordo com mais recente levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio deste ano pela entidade e pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), resta em Dourados apenas 2% da Mata Atlântica original. Mato Grosso do Sul perdeu 117 hectares do Bioma no período de 2008 a 2010.
“Em Dourados ainda existe uma pequena parte da Mata Atlântica, que para muitas pessoas é desconhecida. A exposição mostra onde ela começa e onde termina e os benefícios que a mata traz à população e ao meio ambiente”, destacou a bióloga. Ela lembra que a última vez que a exposição esteve em Dourados foi em 2009.
Entre as atrações acontecem oficinas, exposições, jogos educativos, palestras, análise de água e exibições de filmes.
A equipe do SOS Mata Atlântica segue uma programação durante toda a semana. Nesta sexta-feira, as atividades começaram às 10h, com a exibição de sessões do CineMata, o cinema socioambiental da SOS Mata Atlântica, com filmes para todos os públicos. Às 15h acontece uma oficina de desenho sobre os animais da Mata Atlântica.
Neste sábado, às 11h, acontece a oficina de brinquedos feitos com garrafas PET e, a partir das 14h, mais jogos educativos da exposição. No domingo, às 10h, serão exibidas novas sessões do CineMata.
Há ainda diversas outras atividades que acontecem a qualquer hora do dia. Entre elas estãoMini Biblioteca para consultas, oficinas de desenhos e de pintura de máscaras, a brincadeira Caminho das Águas, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Quebra-Cabeças Ambiental e o Mapa Interativo.