Após denúncia de irregularidades, ministério vai vistoriar aeroporto
A visita técnica foi solicitada em resposta a denúncias de irregularidades na execução das obras
Nos próximos dias 12 e 13 de setembro, o Aeroporto Francisco Matos Pereira, localizado em Dourados, município a 233 km da Capital, receberá a visita de diretores da SAC (Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos), vinculado ao Ministério de Portos e Aeroportos.
A visita será feita pelos diretores da SAC, Thiago Pedroso (Investimentos) e Guilherme Afonso (Projetos), acompanhados pelo coordenador-geral de projetos aeronáuticos, Márcio Maffili, e outros técnicos. A equipe realizará uma vistoria nas obras em andamento na referida instalação aeroportuária.
A vistoria foi solicitada pelo deputado Geraldo Resende (PSDB) em resposta a denúncias de irregularidades na execução das obras, que foram publicadas pela imprensa no final de julho deste ano.
A execução das obras no Aeroporto de Dourados está sob responsabilidade do 9.º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro, e os generais envolvidos reafirmaram na ocasião a qualidade da obra e os prazos acordados.
A primeira etapa das obras no Aeroporto de Dourados inclui a revitalização da pista de táxi e do pátio de aeronaves, sinalização horizontal e vertical, regularização de faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, colocação de cerca operacional e terraplenagem das áreas destinadas às edificações. Essas melhorias representaram um investimento de R$ 88 milhões.
Agenda - Na terça-feira (12), primeiro dia da visita, às 16 horas, os diretores e técnicos terão reuniões com militares e representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e da Prefeitura de Dourados.
Já na quarta-feira (13), às 8 horas da manhã, os técnicos realizarão a vistoria na pista, e a presença do público externo e da imprensa será permitida.
Durante a visita da próxima semana, o coordenador-geral de projetos aeronáuticos, Márcio Maffili, se reunirá com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, para discutir o projeto executivo da construção do terminal do Aeroporto.
Quatro das cinco etapas do projeto já foram entregues à Secretaria de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, e a previsão é que o projeto seja concluído em novembro. Após essa etapa, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística poderá assinar o Termo de Compromisso com o Ministério e dar início ao processo de licitação da obra.
Pedidos - O deputado Geraldo Resende também conseguiu a inclusão da segunda etapa de revitalização e reforma completa do aeroporto no Novo PAC, o programa de investimentos em infraestrutura do Governo Federal.
Essa fase abrange o terminal de embarque e desembarque de passageiros e cargas, uma nova sala de Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e uma nova seção contra incêndio, incluindo o prédio do Corpo de Bombeiros no local. O investimento previsto para essa fase é de R$ 40 milhões.
O deputado tucano enfatizou que, com a conclusão da primeira etapa das obras, que se refere às melhorias na pista, e após a homologação, o Aeroporto de Dourados poderá voltar a operar, mesmo com o terminal de passageiros em obras.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.