Após temporais, Governo de MS reconhece situação de emergência em Iguatemi
O reconhecimento, válido por 180 dias, permitirá que o município receba apoio dos órgãos estaduais
O Governo do Estado reconheceu a situação de emergência em algumas áreas urbanas e rurais de Iguatemi, a 412 km da Capital, em decorrência das chuvas intensas que causaram danos públicos. O reconhecimento, válido por 180 dias, permitirá que o município adote medidas para conter os prejuízos e receba apoio dos órgãos estaduais.
As intensas chuvas atingiram a cidade no final de janeiro e deixou em danos nas áreas urbanas e rurais, que excederam a capacidade de resposta do município. A Defesa Civil Municipal decretou situação de emergência, sendo posteriormente reconhecida pela Defesa Civil Estadual após uma avaliação "in loco" em Iguatemi.
Com o reconhecimento, os órgãos estaduais estão autorizados a mobilizar-se na cidade, sob a coordenação da Defesa Civil, para realizar ações de resposta ao desastre e para a reabilitação do cenário.
Além disso, a convocação de voluntários para reforçar as atividades e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade também são medidas permitidas.
De acordo com o decreto, assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) nesta quinta-feira (29), as autoridades locais têm autorização para adentrar residências e prestar socorro em situações de risco iminente, assim como para determinar evacuações rápidas.
Os gestores municipais estão dispensados de realizar licitações para atender às demandas, dar continuidade aos serviços e adquirir bens e obras necessárias diante da situação de emergência.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.