Após ultrapassar marca dos mil casos, Dourados vai dobrar testes em drive-thru
Município concentra um terço das ocorrências confirmadas de novo coronavírus no Estado
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) se prepara para dobrar o número de testes para novo coronavírus oferecidos no drive-thru de Dourados. O município, distante 230 quilômetros de Campo Grande, chegou a 1.034 casos confirmados da doença neste sábado (13).
Segundo o titular da SES, Geraldo Resende, hoje são oferecidos 130 exames diários no drive-thru da segunda cidade mais populosa do Estado. Destes, 90 por biologia molecular (RT-PCR) e 30 por sorologia (teste rápido).
“Estamos fazendo estudo para que na próxima semana possamos duplicar o número de exames para a macrorregião de Dourados. Há procura muito grande. Precisamos fazer uma construção com as entidades que nos ajudam na montagem desse sistema que implementamos”, disse o secretário durante transmissão ao vivo, na manhã de hoje.
A SES vai articular a ampliação da oferta de exames com secretaria municipal de Saúde de Dourados, Corpo de Bombeiros e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).
O drive-thru da cidade é o que acusa maior proporção de casos confirmados entre os notificados, com 27,1%. Assim, a cada quatro testes feitos no local, um é positivo para coronavírus. O sistema em Dourados já fez 1.127 exames e confirmou 305 ocorrências da doença.
A cidade concentra aproximadamente um terço (31,9%) dos casos confirmados de covid-19 em Mato Grosso do Sul (3.235). Boletim de hoje da SES apontou 135 novas ocorrências.
Mesmo com a alta incidência de casos na cidade, de 463,8 para cada 100 mil habitantes, as medidas de restrição à circulação de pessoas em Dourados são tímidas. O comércio funciona normalmente e o toque de recolher é válido é entre 20h e 5h.